A educação do campo e o método recepcional : uma experiência pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Daniela Carla de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorEsteves, Leliane Regina Ortega-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38683-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38683-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Daniela Carla de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: [2011]-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho surgiu da necessidade de formar leitores competentes e conscientes de sua posição na sociedade. A experiência foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela – São Jorge do Patrocínio / PR, oriundos tanto do espaço rural como urbano. Utilizando como suporte metodológico o Método Recepcional de Bordini & Aguiar (1993) realizou-se leituras e pesquisas, a fim de promover a construção de sentido nos textos literários e o reconhecimento do prazer intelectual em leituras mais elaboradas esteticamente. Visando, através dessa metodologia e da interação, construir uma imagem significativa da vida no campo. Constatou-se que demanda mais tempo para formar um leitor realmente competente e que a aprendizagem torna-se muito mais significativa quando o aluno tem contato com diversos textos e a oportunidade de pesquisar o seu entorno descobrindo por si mesmo a relação entre a teoria e a prática.-
Formato: dc.format1 arquivo (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleA educação do campo e o método recepcional : uma experiência pedagógica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.