Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Daniela Carla de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Esteves, Leliane Regina Ortega | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38683 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38683 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Daniela Carla de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: [2011] | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho surgiu da necessidade de formar leitores competentes e conscientes de sua posição na sociedade. A experiência foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela – São Jorge do Patrocínio / PR, oriundos tanto do espaço rural como urbano. Utilizando como suporte metodológico o Método Recepcional de Bordini & Aguiar (1993) realizou-se leituras e pesquisas, a fim de promover a construção de sentido nos textos literários e o reconhecimento do prazer intelectual em leituras mais elaboradas esteticamente. Visando, através dessa metodologia e da interação, construir uma imagem significativa da vida no campo. Constatou-se que demanda mais tempo para formar um leitor realmente competente e que a aprendizagem torna-se muito mais significativa quando o aluno tem contato com diversos textos e a oportunidade de pesquisar o seu entorno descobrindo por si mesmo a relação entre a teoria e a prática. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | A educação do campo e o método recepcional : uma experiência pedagógica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: