Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tiepolo, Elisiani Vitória, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Frankievicz, Mário Sérgio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Valquiria das Graças de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:44:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:44:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38666 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38666 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Elisiani Vitória Tiepolo | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Mário Sérgio Frankievicz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com o objetivo de analisar a concepção dos professores de Ciências do ProJovem Campo em relação à educação ambiental no contexto do campo, realizou-se o presente trabalho onde por meio de questionários com perguntas abertas sobre questões relacionadas a abordagem dos conteúdos sobre educação ambiental e a forma como são realizados no Projovem. Responderam ao questionário três professores que atuam no Programa, todos já lecionaram ou lecionam em escolas do campo e já atuam no magistério em média há 19 anos. Os professores abordam o tema educação ambiental contextualizando com a realidade do campo, ou seja, enfatizando temas que despertam o interesse dos educandos em aprender e aplicando os conhecimentos adquiridos em sala-de-aula no seu cotidiano; citam a agricultura como um exemplo de forma de aplicação dos conhecimentos obtidos. A metodologia adotada pelos professores do Projovem diferencia-se da escola regular pelo fato de valorizar os conhecimentos prévios dos educandos. Percebemos, assim, que as concepções dos educadores estão nas propostas do Projovem, pois professores que convivem com os educandos do campo conhecem bem a realidade e o meio de vida desses sujeitos | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ([13] p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Título: dc.title | A educação ambiental na concepção dos professores de Ciências do ProJovem Campo Saberes da Terra | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: