A educação ambiental na concepção dos professores de Ciências do ProJovem Campo Saberes da Terra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiepolo, Elisiani Vitória, 1963--
Autor(es): dc.contributorFrankievicz, Mário Sérgio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSouza, Valquiria das Graças de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:44:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:44:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38666-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38666-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Elisiani Vitória Tiepolo-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Mário Sérgio Frankievicz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com o objetivo de analisar a concepção dos professores de Ciências do ProJovem Campo em relação à educação ambiental no contexto do campo, realizou-se o presente trabalho onde por meio de questionários com perguntas abertas sobre questões relacionadas a abordagem dos conteúdos sobre educação ambiental e a forma como são realizados no Projovem. Responderam ao questionário três professores que atuam no Programa, todos já lecionaram ou lecionam em escolas do campo e já atuam no magistério em média há 19 anos. Os professores abordam o tema educação ambiental contextualizando com a realidade do campo, ou seja, enfatizando temas que despertam o interesse dos educandos em aprender e aplicando os conhecimentos adquiridos em sala-de-aula no seu cotidiano; citam a agricultura como um exemplo de forma de aplicação dos conhecimentos obtidos. A metodologia adotada pelos professores do Projovem diferencia-se da escola regular pelo fato de valorizar os conhecimentos prévios dos educandos. Percebemos, assim, que as concepções dos educadores estão nas propostas do Projovem, pois professores que convivem com os educandos do campo conhecem bem a realidade e o meio de vida desses sujeitos-
Formato: dc.format1 arquivo ([13] p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleA educação ambiental na concepção dos professores de Ciências do ProJovem Campo Saberes da Terra-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.