Qual o papel do professor de literatura no resgate da identidade do homem do campo?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Adriana Lucinda de, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorStoski, Maria Manchur-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:13:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:13:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38660-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Adriana Lucinda de Oliviera-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho discutimos a influência e as contribuições da literatura brasileira na formação da identidade do homem do campo. Iniciamos apresentando o curso PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA bem como as principais dificuldades detectadas. Situamos o ensino tradicional, as pesquisas e discussões que se fizeram necessárias para que a escola pública pudesse acompanhar a modernização dos últimos tempos. Em seguida apresentamos alguns fragmentos de livros de literatura brasileira pré–modernista e modernista utilizados nas aulas.Discutimos o porquê e como se trabalhar com os implícitos nos textos escolhidos, tentando desenvolver a sensibilidade do leitor, procedemos, ainda, análise lingüística, evidenciando a intertextualidade e o dialogismo dos mesmos. Buscamos desenvolver o prazer de ler, e o incentivo à leitura reflexiva, sempre seguidos de síntese de suas reflexões. A preocupação maior neste momento não foi, portanto, com a estrutura e os aspectos gramaticais, mas sim com a reflexão acerca das pistas deixadas pelo autor e seu discurso.-
Formato: dc.format1 recurso online (16 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectModernismo (Literatura) - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleQual o papel do professor de literatura no resgate da identidade do homem do campo?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.