A utilização de praticas na contextualização do movimento parabólico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlano, Elsi do Rocio Cardoso, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSuzuki, Lincoln Noboru-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:25:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:25:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38657-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lincoln Noboru Suzuk-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Física como ciência da natureza deveria ser apresentada como uma ciência prática e ao alcance dos estudantes do ensino médio, entretanto não é totalmente vivenciada em muitos aspectos sejam por falta de recursos ou demais dificuldades tanto da própria instituição quanto do docente. A utilização de experimentos práticos realizados em sala e fora dela são uma alternativa para se enfrentar o desinteresse muitas vezes causado pela não compreensão dos conceitos apresentados quando muitas vezes de forma improdutiva e que não cumprem sua função de sedimentar o conhecimento científico e torná-lo parte da realidade do estudante quer se encontre no meio urbano ou no campo. Sejam quais forem às técnicas utilizadas antes devem estar associadas ao contexto no qual estejam inseridos os sujeitos que receberão essa informação já que em muitos casos tem que sobrepujar barreiras pré-existentes, na forma de idéias, muitas vezes enraizadas, que se encontram pré concebidas na forma de pensar do estudante. A prática serve de instrumento para comprovar aquilo que já existe e servirá ao seu propósito ao confirmar o conhecimento teórico que o aluno recebe e que muitas vezes duvida de sua veracidade, pois necessita aguçar seu pensamento crítico. Ao executar uma experiência por si próprio, assim o educando alcança o professor e juntos partilham do conhecimento em igualdade.-
Formato: dc.format1 recurso online (14 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFisica - Experimentos-
Palavras-chave: dc.subjectFisica - Estudo e ensino (Segundo grau)-
Palavras-chave: dc.subjectParabolas-
Título: dc.titleA utilização de praticas na contextualização do movimento parabólico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.