Os caminhos do ensino da cultura caiçara nas escolas municipais de Pontal do Paraná : uma experiência de educação emancipatória com os estudantes de 2º e 5º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiepolo, Elisiani Vitória-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorStencel, Carla Gouveia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38652-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38652-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Elisiani Vitória Tiepolo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma proposta que tem como proposta o resgate e a valorização da cultura caiçara, através de um trabalho de estudo e pesquisa nas escolas de Pontal do Paraná, com alunos de 2º e 5º anos do ensino fundamental. Esse trabalho está comprometido com o ensino regionalizado, emancipatório, participativo e dialógico, que propicie aos estudantes o acesso aos saberes seculares da cultura caiçara. Isso porque a educação é um campo fértil para a construção de vários conhecimentos que nos auxiliam no desenvolvimento de várias competências, esse processo de aprender e ensinar não se restringe a escola. Neste sentido, podemos mencionar a interação dos estudantes com a comunidade caiçara local, o que contribuiu para fortalecimento da proposta de incluir práticas educativas sociais que possibilitem ao processo de ensino formal o diálogo com as comunidades tradicionais como meio para se manter viva a cultura caiçara local.-
Formato: dc.format25 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Popular - Litoral do Parana-
Palavras-chave: dc.subjectFolclore - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Cultura-
Título: dc.titleOs caminhos do ensino da cultura caiçara nas escolas municipais de Pontal do Paraná : uma experiência de educação emancipatória com os estudantes de 2º e 5º ano do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.