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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tiepolo, Elisiani Vitória | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Stencel, Carla Gouveia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:26:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:26:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38652 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38652 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Elisiani Vitória Tiepolo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma proposta que tem como proposta o resgate e a valorização da cultura caiçara, através de um trabalho de estudo e pesquisa nas escolas de Pontal do Paraná, com alunos de 2º e 5º anos do ensino fundamental. Esse trabalho está comprometido com o ensino regionalizado, emancipatório, participativo e dialógico, que propicie aos estudantes o acesso aos saberes seculares da cultura caiçara. Isso porque a educação é um campo fértil para a construção de vários conhecimentos que nos auxiliam no desenvolvimento de várias competências, esse processo de aprender e ensinar não se restringe a escola. Neste sentido, podemos mencionar a interação dos estudantes com a comunidade caiçara local, o que contribuiu para fortalecimento da proposta de incluir práticas educativas sociais que possibilitem ao processo de ensino formal o diálogo com as comunidades tradicionais como meio para se manter viva a cultura caiçara local. | - |
Formato: dc.format | 25 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Popular - Litoral do Parana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Folclore - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Cultura | - |
Título: dc.title | Os caminhos do ensino da cultura caiçara nas escolas municipais de Pontal do Paraná : uma experiência de educação emancipatória com os estudantes de 2º e 5º ano do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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