Jornal on line : mídia produzida na escola, ampliando os horizontes de quem escreve e de quem lê

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Suzane de, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorToro, Ana Paula Neto Salgueiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38650-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38650-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Suzane de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta o resultado do projeto de criação de um jornal escolar on line através de um blog. O objetivo desta pesquisa buscou ampliar o conhecimento dos alunos do projeto, na leitura e na escrita, e também na produção textual. O estudo aconteceu diante da criação do jornal on line do Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho – Ensinos Fundamental e Médio - situado no balneário de Pontal do Sul, na cidade de Pontal do Paraná - Paraná. Nesse projeto participaram doze alunos (que não possuiam acesso a internet em casa), e cuja maioria morava na Ilha do Maciel. Esses estudantes eram frequentemente citados em conselhos de classe como apáticos, fracos e com dificuldade na aprendizagem. No projeto, os alunos deviam discutir os temas, pesquisar e produzir os textos do jornal. Eles foram divididos em três equipes para que o trabalho fosse facilitado e a observação da pesquisadora estivesse voltada a ação em grupo e a troca de experiências. Desta forma, discutiu-se e analisou-se a criação do blog (jornal) frente a observação dos alunos diante do letramento digital, da produção de texto e da necessidade de intervenção. Pode-se dizer que com a produção do jornal on line obteve-se a real aprendizagem, pois além do incentivo a escrita e a leitura, o jornal proporcionou um ambiente colaborativo e com possibilidade de crescimento individual.-
Formato: dc.format1 recurso online (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJornal - Criação-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto pedagógico - Leitura-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Título: dc.titleJornal on line : mídia produzida na escola, ampliando os horizontes de quem escreve e de quem lê-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.