
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Amaral, Wagner Roberto do | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Luciana Geffer Moreira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:44:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:44:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38641 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38641 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Wagner Roberto do Amaral | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso de especialização | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O crescente desenvolvimento de novas tecnologias que buscam o aumento da produção e produtividade gera diversos níveis de impactos ambientais. Nesse sentido, houve a necessidade de desenvolver uma experiência com os jovens da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria do Oeste, desenvolvida através da pedagogia da alternância, voltada para as famílias dos pequenos produtores rurais para buscarem alternativas através da agricultura orgânica. O presente artigo apresenta uma experiência que teve por finalidade despertar nos educandos e seus familiares a importância deste tipo de agricultura como um instrumento de defesa do meio ambiente. Buscando comparar as duas praticas agrícola a orgânica e a convencional, quanto aos seus prejuízos e benefícios para o meio ambiente e a saúde, pretendeu-se proporcionar aos envolvidos, condições de um maior conhecimento sobre a Agricultura Orgânica, entendendo a educação ambiental como a conexão necessária para transformar nosso presente em um futuro sustentável onde produção e meio ambiente convivam em harmonia | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo [12 p.] : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Meio ambiente, seus impactos e alternativas para a agricultura familiar : um relato de experiência | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: