Da "escolinha-velha" à educação do campo : reflexões necessárias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGhedini, Cecilia Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSchadeck, Rosiane Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38629-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38629-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Cecília Maria Ghedini-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O artigo apresenta um relato pessoal, pois aprendemos nessa especialização e no ProJovem que é necessário e importante trabalhar a história de vida de cada um. Assim, nessa experiência particular, relatamos o processo de realidade de quando fomos alfabetizados tradicionalmente no campo, ou seja, na "escolinha-velha", pois fomos à escola na época em que havia muitas Escolas Rurais Multisseriadas e a professora era nossa mãe. Procuramos perceber as contradições existentes entre aquele período e este, quando meu irmão mais novo, foi a Escola, após a Nucleação, tendo em conta que, nem todas as Escolas em Goioxim foram nuclearizadas. Propomos então, uma reflexão entre a evolução do ensino rural ou do campo e o da cidade, o qual, hoje é voltado para realidade urbana, sendo, muitas vezes, excludente, em relação ao trabalho que se desenvolve nas escolas do campo. Entendemos que a Educação do Campo proporcionou a abertura ao diálogo, reflexões e novas conquistas para a população rural com o intuito de que as políticas e as transformações ocorridas sejam uma oportunidade para os educandos de permanecerem no meio rural. Estas escolas devem desenvolver uma pedagogia que vincula educação e sociedade, cujo objetivo é também construir uma dimensão de desenvolvimento do campo, em consonância com a política nacional de educação que em suas diretrizes gerais garante-se o direito à educação dos cmaponeses no lugar onde vivem-
Formato: dc.format1 arquivo ([14] p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectClasses multisseriadas-
Título: dc.titleDa "escolinha-velha" à educação do campo : reflexões necessárias-
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