Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ghedini, Cecilia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Schadeck, Rosiane Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38629 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38629 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Cecília Maria Ghedini | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O artigo apresenta um relato pessoal, pois aprendemos nessa especialização e no ProJovem que é necessário e importante trabalhar a história de vida de cada um. Assim, nessa experiência particular, relatamos o processo de realidade de quando fomos alfabetizados tradicionalmente no campo, ou seja, na "escolinha-velha", pois fomos à escola na época em que havia muitas Escolas Rurais Multisseriadas e a professora era nossa mãe. Procuramos perceber as contradições existentes entre aquele período e este, quando meu irmão mais novo, foi a Escola, após a Nucleação, tendo em conta que, nem todas as Escolas em Goioxim foram nuclearizadas. Propomos então, uma reflexão entre a evolução do ensino rural ou do campo e o da cidade, o qual, hoje é voltado para realidade urbana, sendo, muitas vezes, excludente, em relação ao trabalho que se desenvolve nas escolas do campo. Entendemos que a Educação do Campo proporcionou a abertura ao diálogo, reflexões e novas conquistas para a população rural com o intuito de que as políticas e as transformações ocorridas sejam uma oportunidade para os educandos de permanecerem no meio rural. Estas escolas devem desenvolver uma pedagogia que vincula educação e sociedade, cujo objetivo é também construir uma dimensão de desenvolvimento do campo, em consonância com a política nacional de educação que em suas diretrizes gerais garante-se o direito à educação dos cmaponeses no lugar onde vivem | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ([14] p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes multisseriadas | - |
Título: dc.title | Da "escolinha-velha" à educação do campo : reflexões necessárias | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: