
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gehrke, Marcos, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Sikora, Pricila Regina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:27:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:27:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38628 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38628 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Marcos Vasconcelos Gernet | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Estudo comparativo de dois programas de Educação para Jovens e Adultos.Trata da necessidade de uma educação diferenciada para grupos alheios ao sistema de ensino e sua necessária adequação e inclusão de jovens e adultos excluídos. Perseguiu-se como objetivos do estudo uma análise entre os Planos Políticos Pedagógicos e o perfil dos educandos de ambas instituições. Os programas de ensino atuais satisfazem as necessidades dos que um dia foram excluídos, pois valorizam o sujeito e seu conhecimento, trabalham a sua realidade, buscando a sua inclusão. Possuem carga horária diferenciada, e eixos que articulam as disciplinas e os conteúdos á realidade do aluno, no caso do EJA campo esta articulação ocorre também com os conteúdos de agricultura familiar. Apesar disto, ainda existem inumeras dificuldades e consequentemente a evasão. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (18 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar na educação de adultos | - |
| Título: dc.title | Perfil e diferenciação entre os programas para ensino de jovens e adultos : CEEBJA e ProJovem Campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: