Pedagogia da Alternância, uma metodologia voltada para a educação do campo : sua importância nas Casas Familiares Rurais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHamermüller, Douglas Ortiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Márcia Aparecida Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38603-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Douglas Ortiz Hamermüller-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo aborda a Pedagogia da Alternância e as Casas Familiares Rurais (CFRs), tendo como objetivo analisar a sua contribuição para a educação do campo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica referente à história, aos princípios e métodos da Pedagogia da Alternância. Essa proposta pedagógica surgiu pela iniciativa e necessidade dos agricultores, dando significado, de forma teórica-prática, para a formação de jovens e adolescentes que residem no meio rural, visando desenvolvê-los integralmente, nos aspectos econômicos, sociais, políticos e pessoais, apresentando benefícios e proporcionando o desenvolvimento local. A análise aqui proposta demonstrou que a Casa Familiar Rural, utilizando-se da Pedagogia da Alternância, é uma instituição com papel importante para a educação do campo, pois apresenta instrumentos próprios e uma metodologia inovadora, que contribui diretamente no processo ensino-aprendizagem-
Formato: dc.format1 recurso online (17 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titlePedagogia da Alternância, uma metodologia voltada para a educação do campo : sua importância nas Casas Familiares Rurais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.