Estudo sobre a construção da identidade nacional da educação do campo através da literatura brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLautert, Luiz Fernando de Carli, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Lorival Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:30:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:30:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38600-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Luiz Fernando de Carli Lautert-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo versa sobre as atividades realizadas no projeto de extensão de uma feira cultural realizada no Colégio Estadual Paulo Alberto Tomazzi, com os alunos do Ensino Fundamental, com o enfoque do processo de aprendizagem e na construção da identidade dos vários movimentos modernistas. Dentre estes destaca-se a literatura brasileira que retrata a realidade do homem do campo e suas questões sociais no contexto de constantes lutas sociais, no âmbito nacional e seus atributos tradicionalmente conferidos a este personagem. Os dados são ilustrativos no projeto de "Ateliers de Criatividade na construção da Identidade Nacional da Educação do Campo através da Literatura Brasileira" do Programa na Viva a Escola. O mesmo projeto apresentado no Colégio Estadual Paulo Alberto Tomazzi, com os alunos na oitava série do Ensino Fundamental, em novembro de 2009 no município de Umuarama que nos levou a participação dos discentes do Projeto Festival de Arte da Rede Estudantil (FERA) e o Projeto Educação Com Ciência se configuraram, nos últimos anos, como atividades integradoras de grande expressão educacional. Propõe-se neste artigo a estudar tematicamente as obras de diversos escritores como exemplos: Raquel de Queiroz e José Lins do Rego.-
Formato: dc.format1 recurso online (12 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira - Regionalismo-
Palavras-chave: dc.subjectSecas - Brasil - Nordeste-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleEstudo sobre a construção da identidade nacional da educação do campo através da literatura brasileira-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.