Gênero textual como ferramenta para a interdisciplinaridade na educação do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerrari, Ana Josefina, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorRemes, Adriane Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:31:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:31:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38593-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ana Josefina Ferrari-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA partir da década de 80, com a disseminação dos textos de Bakhtin (1979), iniciam-se as discussões a respeito dos gêneros discursivos. Surgem, então, várias linhas de pesquisa sobre o assunto. No bojo dessas teorias, destacamos a contribuição da escola de Genebra, com os trabalhos de Dolz e Schneuwly (2004), e posteriormente, partilhando dessas ideias, Cristovão (2006) e Machado (2006) didatizam os saberes a respeito dos gêneros que aqui, são chamados de gêneros textuais. Verificamos que muitos estudos já foram realizados sobre gêneros textuais a partir da contribuição dos autores citados, porém, o seu uso como ferramenta para o trabalho interdisciplinar na educação do campo, não mereceu maiores registros, por isso, nos dedicaremos ao estudo dos gêneros textuais abarcando as peculiaridades da educação do campo, pois o trabalho com os gêneros textuais pode propiciar uma educação voltada para as necessidades locais da região onde o professor trabalha, os mesmos também são passíveis de uma gama bastante variada de estratégias para a aplicação entre as disciplinas. Para isso, apresentaremos um relato de experiência a partir de uma sequência didática com o gênero textual "propaganda". Nosso trabalho, então, será auxiliar por meio dos gêneros textuais o trabalho interdisciplinar na educação do campo.-
Formato: dc.format1 recurso online (45 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuais-
Palavras-chave: dc.subjectBakhtin, Mikhail - 1895-1975-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de textos-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda - Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleGênero textual como ferramenta para a interdisciplinaridade na educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.