História da educação do campo : a importância das reflexões sobre a política e direitos da educação no campo

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Autor(es): dc.contributorSilva, Luiz Rogerio Oliveira da, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorPetrica, Sandra Candido-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:44:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:44:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38590-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luiz Rogério Oliveira da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO reconhecimento de que as pessoas que vivem no campo têm direito a uma educação diferenciada daquela oferecida a quem vive nas cidades é recente e inovador e ganhou força a partir da instituição pelo Conselho Nacional de Educação, das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Esse reconhecimento extrapola a noção de espaço geográfico e compreende as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos. Para atender a essas especificidades e oferecer uma educação de qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das populações identificadas com o campo, agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, seringueiros, vem sendo concebida a Educação no Campo. Esse trabalho se destina a contribuir com o debate e a compreensão dos mecanismos, e implicações que têm caracterizado as intervenções do Estado e as ações da sociedade civil para a educação dos povos do campo. Parte da compreensão da história política, das nuances conceituais e metodológicas intrínsecas à sua natureza político-pedagógica e tem por finalidade refletir sobre as dificuldades de se estabelecer uma escola no campo e sua dimensão política.-
Formato: dc.format1 recurso online (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectCaiçara-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores rurais - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos políticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleHistória da educação do campo : a importância das reflexões sobre a política e direitos da educação no campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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