Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alano, Elsi do Rocio Cardoso, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Luci Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38581 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38581 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Elsi do Rocio Cardoso Alano | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A relação com o conhecimento/conteúdos escolares e na percepção do sistema de multisseriação como obstáculo a organização da classe no processo ensino-aprendizagem. As possibilidades se pautam numa relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de crianças, como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo. Um dos objetivos deste artigo foi análise do método de alfabetização de classes multisseriadas do município de Guaraqueçaba. O enfoque principal foi a verificação da realidade vivenciada por educadores e educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas multisseriadas, situação em que se reúnem estudantes de várias séries na mesma sala de aula com apenas uma professora. Os problemas que envolvem as escolas multisseriadas vão desde a falta de material didático, em casa e em sala de aula, pois percebeu-se que a mantenedora dessas escolas não atende as reais necessidades dos alunos, detectou-se também, a dificuldade dos professores em explicar para diferentes séries ao mesmo tempo, pois eles lecionam com apenas um quadro negro de tamanho insuficiente, para passar os conteúdos referentes a todas as séries, verificou-se também que a práxis docente é de mesmo modo para todas as séries. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes multisseriadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Paraná | - |
Título: dc.title | A alfabetização na educação do campo em salas multisseriadas das escolas municipais das ilhas do município de Guaraqueçaba - litoral do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: