Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abrahão, Cinthia Maria de Sena, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Pivatto, Diana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38577 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38577 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Cinthia Sena Abrahão | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho procurou-se compreender os impactos da modernização da agricultura no município de Santa Tereza do Oeste, no estado do Paraná, a partir da vivência pelos educandos do PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA. A modernização da agricultura teve início no Brasil na década de 1960, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. A modernização conservadora nos trouxe impactos socioeconômicos, bem como ambientais. Através de relatos de educandos que vivenciaram este processo pode-se perceber como os mesmos trazem subsídios para que realizemos uma análise crítica sobre o que esse processo causou em suas vidas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (12 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernização agricola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura - Aspectos ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Migração rural-urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | Os impactos causados pela modernização conservadora na agricultura na perspectiva de estudantes do ProJovem Campo Saberes da Terra do município de Santa Tereza do Oeste / Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: