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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gandin, Rosangela Valachinski, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinto, Ana Claudia Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38574 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38574 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Ana Claudia Santos Pinto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Todo trabalho de educação, tem que estar voltado exclusivamente para os interesses da comunidade envolvida, na qual a política educacional do Paraná vem possibilitando uma visível e satisfatória mudança no âmbito de minimizar a diversidade no ensino aprendizagem. O desafio é fazer investigação-ação no campo, podendo objetivar o surgimento de novas perspectivas. Buscar inovações sociais e políticas mais significativas, como a luta pela sustentabilidade econômica, os enfrentamentos de natureza estrutural em relação aos projetos governamentais, o que cria mais possibilidades de trabalhar com uma investigação-ação crítica e emancipatória. Quando trabalhamos com investigação-ação, trabalhamos numa espiral autoreflexiva, onde o ciclo está no planejamento, na ação, e na análise dos resultados dessa ação. A investigação-ação pode fornecer um esboço teórico-prático para as transformações educacionais e sociais fazendo-se necessário que todos os envolvidos, reconheçam-se como sujeitos e agentes das mudanças desejadas. Tais transformações educacionais nascerão no campo, resultando como produto do trabalho social estabelecendo contradições de continualidade, pois com o tempo, o espaço se torna complexo e, com a comunicação entre os grupos sociais, o espaço ultrapassa o local, tornando-se universal. Durante muito tempo na história da educação brasileira, os povos do campo foram tratados como sujeitos à margem do processo social – cultural, econômico, educacional e político. Face ao exposto, será apresentado um estudo com estudantes de uma escola publica de Paranaguá, região litorânea do Estado do Paraná, que procurou investigar a partir do olhar dos alunos, qual é o papel da escola em seu cotidiano e através da educação levar o conhecimento cientifico a essas comunidades sem deixar de analisar a concepção de educação no campo na cidade de Paranaguá. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (10 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino - Paranaguá (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento regional - Litoral do Parana | - |
| Título: dc.title | A importância da escola para os alunos que vivem no campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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