Importância e desafios da horta na Escola Indígena Pindoty

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFleig, Daniel Gustavo, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Sílvia Maria do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:55:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:55:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38572-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38572-
Descrição: dc.description[orientador não informado]-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trocam informações importantes para o seu dia-a-dia. O manejo com hortaliças é algo que está presente na vida do campo de nossos alunos indígenas. Tendo em vista este fato, a Escola Estadual Indígena propõe a seus alunos a oportunidade de estarem aprendendo esta atividade, além de proporcionar espaço para observação e realização de experimentos na horta da escola, a criação da horta possibilitará ao aluno perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente e para a qualidade de vida com uma alimentação saudável. No entanto, alguns obstáculos ainda precisam ser vencidos para se consolidar as experiências interdisciplinares, como a horta requer, cito entre eles: enfrentar em sala de aula os problemas locais, sempre considerando que estes envolvendo aspectos indissociáveis (históricas, sociais, ambientais, econômicas e éticas) no estudo de sua complexidade, buscando desenvolver nos alunos uma postura crítica e reflexiva; incentivo por parte dos supervisores escolares de discussões e planos de trabalhos em grupo (professores de todas as disciplinas), uma vez que não há continuidade em ações isoladas; falta de hábito dos professores de exercitarem a prática de aulas ministradas no exterior das salas de aula e formação para a equipe.-
Formato: dc.format1 recurso online (12 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndígenas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectHortaliças - Cultivo-
Título: dc.titleImportância e desafios da horta na Escola Indígena Pindoty-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.