A controladoria como ferramenta gerencial nas empresas franqueadas do setor vestuário em shopping centers

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPacheco, Vicente, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Autor(es): dc.creatorNeves, Maria do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:52:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:52:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38567-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Vicente Pacheco-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O tema proposto tem por finalidade demonstrar a importância na avaliação da controladoria, verificando como esta ferramenta pode contribuir para a tomada de decisões gerenciais nas empresas franqueadas do setor de vestuários, instaladas em shopping centers na cidade de Curitiba-Pr. Desta forma, verifica-se a importância da utilização de soluções e sistemas isolados, isto é, independentes de gestão por um grupo mais distante da unidade de negócio, podendo dificultar a comunicação e a fluência de dados, bem como as informações entre os elementos de uma rede de franquias, essenciais para a estrutura de uma boa gestão. Entende-se que a controladoria pode ser utilizada como ferramenta de controle e, desta forma, o Controller intervém no planejamento das informações gerenciais. Sendo assim, demonstra-se que os principais instrumentos utilizados, viabilizam o desenvolvimento empresarial e maximizam as possibilidades de atingir os resultados esperados para manter a sua sobrevivência no mercado de atuação. A metodologia foi aplicada por meio de pesquisa em fontes bibliográficas, abordada em livros, revistas e artigos eletrônicos que retratam sobre o tema proposto. Foram aplicados questionários para uma amostra de 5 empresas franqueadas do setor de vestuário, buscando-se avaliar a importância do conhecimento e utilização da controladoria como ferramenta para melhor controle gerencial e tomada de decisões. Por meio da pesquisa de campo, foi possível identificar como resultado que, a implementação da controladoria e do profissional da área, é possível otimizar as informações gerenciais contribuindo para um melhor controle e planejamento de ações estratégicas em busca de resultados e tomada de decisões.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectControladoria-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório-
Palavras-chave: dc.subjectFranquias (Comércio varejista)-
Palavras-chave: dc.subjectVestuário - Comércio-
Título: dc.titleA controladoria como ferramenta gerencial nas empresas franqueadas do setor vestuário em shopping centers-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.