Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bica, Gabriela Schenato, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Montanher, Bruno Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38557 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38557 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Mauricio Cesar Vitória Fagundes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A experiência está sendo realizada no Município de Ariranha do Ivaí e iniciou em outubro de 2010 com parceria entre agricultores, IAPAR, EMATER e Educandos do Projovem Campo. Foi instalada uma Unidade de Observação de Feijão na propriedade da educanda, Neonice Apª dos Santos Cardoso Rodrigues, objetivando avaliar o impacto da introdução de sementes de origem conhecida comparada com sementes próprias e, uma Unidade Demonstrativa na propriedade do Sr. Paulo Sergio, para avaliar desempenho de doze cultivares de feijão no sistema orgânico. Esta experiência surgiu da necessidade de conhecer quais as possibilidades de trabalhar de forma participativa as metodologias da extensão rural com a pedagogia da educação do campo. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (14 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feijão - Cultivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentos naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia agrícola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pequenas propriedades rurais - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | A utilização de metodologias da extensão rural como apoio á educação do campo no Município de Ariranha do Ivaí | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: