Projovem Campo – Saberes da Terra : educação e participação: uma experiência para além da escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGhedini, Cecilia Maria, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorMeneses, Robson Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:47:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:47:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38554-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38554-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Cecília Maria Ghedini-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho retrata uma experiência estruturada em formato de seminário com o Movimento dos Pequenos Agricultores, no qual se construíram experimentos ecológicos para melhorar sua prática agrícola. Outro aspecto importante do seminário foi a possibilidade dos educandos mostrarem os trabalhos realizados nas aulas, bem como levar dados do seminário para aprofundamento a partir dos conteúdos específicos. Aproveitando-se deste momento colheram-se depoimentos em que destacaram os limites e contribuições do Programa para suas vidas. Faz parte deste trabalho também o resultado de entrevistas que mostram o perfil dos educandos, com relações entre idade e série, renda familiar, entre outros, levando à conclusão que, um processo de Educação do Campo precisa dar conta de uma relação que integre seus saberes com os conhecimentos construídos na escola. Ao mesmo tempo mostrou que experiências como estas serão bem sucedidas na medida em que o processo permita aos educandos interagir e participar da organização social específica ao mesmo tempo em que estudam, um processo que vai além da escola tal qual a conheceram. Os Saberes da Terra caracterizam-se como um espaço que permite estas possibilidades.-
Formato: dc.format1 recurso online (12 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectPequenos produtores-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores rurais-
Título: dc.titleProjovem Campo – Saberes da Terra : educação e participação: uma experiência para além da escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.