
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Judson Gonçalves de, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Lobo, Mara Cristina de Andrade e Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38529 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38529 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Judson Gonçalves de Lima | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Lima, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo tem por objetivo propor a elaboração de um Plano Municipal de Educação no município de Guaratuba, considerando em sua elaboração a perspectiva da educação para o campo. A proposta de elaborar um Plano Municipal de Educação considera que este é um dos atuais instrumentos de mobilização e de discussão que a sociedade dispõe para traçar as diretrizes da educação de um município de forma democrática. Os principais objetivos do trabalho foram o de propor a elaboração do Plano Municipal de Educação, elencar quais são os segmentos da sociedade que devem tomar parte e traçar os melhores meios para a sua efetivação. A pesquisa apresentou dois momentos. A proposta do Plano partiu da vivência como orientadora educacional no município e com a visão de que a educação é o melhor meio para a transformação social que uma sociedade pode utilizar. Sendo o Plano em sua essência do mais alto caráter democrático, torná-lo uma realidade contribuirá para uma visão plural, inclusive sob a perspectiva dos povos tradicionais e a educação do município. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (14 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas municipais - Guaratuba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Título: dc.title | Plano Municipal de Educação : transformar a desigualdade pela participação da sociedade. Um diagnóstico do município de Guaratuba sob a perspectiva da educação do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: