
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Koltum, Ana Paula Hneda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38516 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38516 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Maurício Cesar Vitória Fagundes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo se propõe a analisar as representações a cerca do currículo, dos professores e equipes pedagógicas que atuam nas escolas do campo. O mesmo pontua elementos que fomenta o debate sobre o currículo na Educação do Campo. Para tanto tomamos como referência de análise a pesquisa qualitativa, fundamentada em referencial teórico metodológico que contempla as políticas e ações para a Educação do Campo ao longo da história da educação no Brasil. Esta pesquisa desenvolveu-se através de entrevistas com educadores e educadoras das escolas localizadas na área rural do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, a partir de suas vivencias quanto ao currículo da escola do campo. Para compreender as representações sociais dos professores, utilizamos um questionário com perguntas abertas. Os primeiros dados desse estudo apontam, para a necessidade de repensar o currículo padronizado e elitista existente hoje e proposto para as escolas urbanas, que é reproduzido pelas escolas do campo sem preocupação com os interesses, cultura, conhecimentos e necessidades dos alunos das escolas do campo | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ([15] p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Curriculo | - |
| Título: dc.title | O curriculo da escola do campo : uma prática de repensar a realidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: