Dificuldades no processo de transição de uma escola de ensino regular para a educação do campo

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Autor(es): dc.contributorMengarelli, Rodrigo Rosi, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFujimori, Suelen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:02:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:02:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38515-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Rodrigo Rossi Mengarelli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Ao longo da história, o processo educacional brasileiro, pensado para atender uma demanda urbano industrial que crescia no início do século XX, acabou excluindo uma grande parcela da população que não se encaixava nesse novo modelo de desenvolvimento. Durante anos os povos do campo, tiveram negado uma educação de qualidade, hora pela posição geográfica que ocupavam e hora pela negligência do poder público. A Educação do Campo busca desconstruir este estereotipo do campo como um lugar de atraso resgatando os saberes, a cultura e a história destes povos excluídos com um modelo educacional que os valorize e que consiga trabalhar com a realidade destes povos para que estes possam ser sujeitos da transformação da própria realidade. Neste sentido, o Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz, iniciou em 2010 um processo de identificação das Escolas do Campo. O processo foi feito à partir de assembléias resultando, em um primeiro momento, na mudança do nome da escola acrescentando as palavras "do campo". A descrição da experiência ocorrida no município de Santana do Itararé-PR, bem como uma análise do modo como à assembléia foi realizada e as dificuldades que tem sido encontradas no processo de transição para escola do campo são os pontos fundamentais deste trabalho-
Formato: dc.format1 arquivo ([10] p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural - Professores-
Título: dc.titleDificuldades no processo de transição de uma escola de ensino regular para a educação do campo-
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