Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hoeller, Silvana Cassia, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Elsia Guedes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38479 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38479 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Elsia Guedes de Carvalho | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi elaborado por meio de uma revisão da literatura e tem como objetivo buscar e oferecer conhecimentos acerca do desenvolvimento de como se dão as práticas pedagógicas dos professores da Educação do Campo e a mobilização dos saberes docentes, que efetivamente contribua na formação de cidadãos atuantes e críticos, numa sociedade em constantes transformações e para tal buscou-se ainda conhecimentos para ensinar, os quais, os autores elevam para os saberes pedagógicos, os didáticos e os da cultura que se encontram numa verdadeira arte de ensinar e aprender para o público envolvido. Consta também neste trabalho o relato de entrevista de um camponês do município de Goioerê Paraná feita pelos educandos da 4ª série da Escola Municipal Monteiro Lobato sob a minha regência. Haja vista que as boas práticas pedagógicas acontecem quando educadores, profissionais e educandos envolvidos participam ativamente com propostas no coletivo, e demandando-as democraticamente nas instâncias adequadas, para que o cidadão, as comunidades, as escolas e os profissionais da educação envolvidos e aparelhados com reflexões, fundamentos teóricos, experiências e práticas que contribuam para uma educação mais completa para o público no e do campo. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (14 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Política pública | - |
Título: dc.title | A importância de ensinar e aprender no cotidiano dos educandos e educadores da educação do e no campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: