A importância de ensinar e aprender no cotidiano dos educandos e educadores da educação do e no campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHoeller, Silvana Cassia, 1989--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Elsia Guedes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:41:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:41:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38479-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Elsia Guedes de Carvalho-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho foi elaborado por meio de uma revisão da literatura e tem como objetivo buscar e oferecer conhecimentos acerca do desenvolvimento de como se dão as práticas pedagógicas dos professores da Educação do Campo e a mobilização dos saberes docentes, que efetivamente contribua na formação de cidadãos atuantes e críticos, numa sociedade em constantes transformações e para tal buscou-se ainda conhecimentos para ensinar, os quais, os autores elevam para os saberes pedagógicos, os didáticos e os da cultura que se encontram numa verdadeira arte de ensinar e aprender para o público envolvido. Consta também neste trabalho o relato de entrevista de um camponês do município de Goioerê Paraná feita pelos educandos da 4ª série da Escola Municipal Monteiro Lobato sob a minha regência. Haja vista que as boas práticas pedagógicas acontecem quando educadores, profissionais e educandos envolvidos participam ativamente com propostas no coletivo, e demandando-as democraticamente nas instâncias adequadas, para que o cidadão, as comunidades, as escolas e os profissionais da educação envolvidos e aparelhados com reflexões, fundamentos teóricos, experiências e práticas que contribuam para uma educação mais completa para o público no e do campo.-
Formato: dc.format1 recurso online (14 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Política pública-
Título: dc.titleA importância de ensinar e aprender no cotidiano dos educandos e educadores da educação do e no campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.