A importância do ensino do gênero memórias literárias para o resgate cultural nas escolas do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fabiana Cristina de Oliveira Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Fabiana Cristina de Oliveira Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:20:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:20:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38475-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Daniela Carla de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEsta experiência surgiu com a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa, com o intuito de ensinar o gênero de memórias literárias a educandos/as de uma Escola do Campo que está situada às margens do Rio Paraná. A experiência foi realizada em 2010 e envolveu vinte e um educandos/as da sétima série da Escola Estadual de Porto Camargo, distrito de Porto Camargo, Município de Icaraíma-Pr., comunidade ribeirinha. Foram realizadas oficinas de leitura e produção textual com a intenção de escrever sobre o modo de vida da comunidade, estabelecendo comparações entre o passado e o presente. A metodologia utilizada - entrevistas e produção de textos – através desta, envolvemos a comunidade que viu sua história ser recontada e registrada. Escrever sobre a comunidade em que se vive ajuda a estimular novas leituras, pesquisas e estudos, proporcionando um novo olhar acerca da realidade e possibilitando uma perspectiva de transformação social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectProduçao textual-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias - Gênero literário-
Palavras-chave: dc.subjectPesca - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleA importância do ensino do gênero memórias literárias para o resgate cultural nas escolas do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.