Reflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas Diretrizes Curriculares para o ensino de filosofia no Estado do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHorn, Geraldo Balduíno-
Autor(es): dc.contributorMendes, Ademir Aparecido Pinhelli-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação-
Autor(es): dc.creatorVentura, Maria Domingos Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38437-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Geraldo Balduíno Horn-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Ademir Aparecido Pinhelli Mendes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os demais documentos oficiais que regem a educação no Brasil citam a formação do cidadão crítico e autônomo como um dos principais objetivos a serem alcançados pela educação brasileira. Apesar do tema educação ser discutido constantemente por especialistas e por leigos, a maioria das pessoas não sabe realmente o que se pretende com a educação. Na busca de uma melhor compreensão do tema, no início desta pesquisa busca-se uma definição de educação e os possíveis significados da palavra educação no item educação e linguagem. Para entender como o conceito de educação se apresenta na história da filosofia ocidental, optou-se por recorrer a Platão, Aristóteles, Kant e Hannah Arendt, por entender que eles poderiam embasar os conceitos de democracia, cidadania, criticidade e autonomia necessários a esta pesquisa. Recorreu-se as Diretrizes da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE 's) para buscar o conceito de educação presente e o que se espera com o ensino de Filosofia no Ensino Médio. A partir da análise dos documentos procurou-se também encontrar referências de como se consegue, ao final do processo, formar este cidadão crítico e autônomo. Constatou-se que os documentos são amplos e ao trabalhar com conteúdos estruturantes dão bastante liberdade aos professores para trabalhar os autores que julgarem mais apropriados na busca desta criticidade que levaria a autonomia. Para entender melhor as teorias educacionais e o funcionamento da escola brasileira, recorreu-se a vários autores que pesquisam a educação no Brasil, além dos documentos oficiais. Apesar da diversidade de teorias, a maioria destes autores, se volta para a necessidade de uma escola democrática e preparada para trabalhar com a diversidade a fim de se atingir o resgate da cidadania plena para todos. Para este resgate é necessário o engajamento de todos os envolvidos com o processo educacional: pais, professores e comunidade. Com os diversos atores da sociedade participando do processo educacional, conseguiríamos a gestão democrática da educação. Afinal, cidadania e criticidade se aprende concretamente pelo exemplo, mais do que pelas palavras.-
Formato: dc.format45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de base-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleReflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas Diretrizes Curriculares para o ensino de filosofia no Estado do Paraná-
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