
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Vale, Denise de Araujo do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38434 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38434 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Silvana Cassia Hoeller | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Paranaguaçu é um distrito do município de Boa Esperança onde existe uma escola destinada a atender a população daquela comunidade. A escola é pequena e possui poucos alunos e os pais vivem com receio quanto ao fechamento da escola. A população em questão é muito carente e muitos dos responsáveis são semianalfabetos, o que é um dado preocupante, tendo em vista a expectativa e a perspectiva educacional das crianças, pois as mesmas nem sempre tem o acompanhamento e a ajuda da família, tendo então de buscar em outras pessoas ajuda para as tarefas e trabalhos. Porém é necessário que se diga que apesar de não possuirem "estudos" os pais e responsáveis possuem muitos conhecimentos práticos de situações que são comentadas em sala de aula, e esta experiência que é trocada entre eles é o que constitui a integração teoria – prática. As experiências de vida somadas ao conhecimento teórico são à base da educação do campo. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Título: dc.title | A problemática da escola de Paranaguaçu | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: