Educação física - Lazer : educação do campo

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Autor(es): dc.contributorKlock, Margio Cezar Loss, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorTonet, Márcia Leoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38431-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38431-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Margio Cezar Klock Loss-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO Estudo tem como justificativa analisar a grande carência encontrada na escola do campo pela ausência da prática de esporte, lazer e recreação. Este estudo vem contemplar o Colégio Estadual Santa Izabel – Assentamento Santa Barbara, município de Bituruna - PR. O tema abordado é o lazer na escola do campo, que irá analisar e discutir sobre o lazer para os jovens da escola do campo, na perspectiva de refletí-lo no universo escolar, buscando percebê-lo enquanto necessidade social, portanto, cabe a este trabalho identificar quais as práticas mais freqüentes entre os jovens camponeses, integrantes da pesquisa, verificando como eles utilizam o seu tempo livre e quais as suas áreas de interesse quanto à questão do lazer. O campo de investigação foi o Colégio Estadual Santa Izabel Ensino Fundamental e Médio, da rede pública da cidade de Bituruna. Realizou-se um estudo de natureza exploratória, tendo sido utilizado o método de entrevistas estruturadas para coleta de dados. Pretendeu-se analisar de forma crítica todo material, buscando compreender os fenômenos sociais, e suas contradições. Com relação aos significados atribuídos ao lazer, pelos jovens camponeses participantes da pesquisa, pode-se constatar que os mesmos possuem uma visão funcionalista do lazer, assumindo características de lazer alienado, bem como serem as conversas cotidianas a principal vivência de lazer entre os jovens de sua comunidade. Fator determinante que é influenciado diretamente pelas questões socioeconômicas e o medo da violência. Muitos destes jovens vivem no meio rural e em situação de vulnerabilidade social, sem oportunidades de acesso à cultura, ao esporte, e ao lazer, entre outros fatores, que geram cotidianamente a integração social, sem perspectivas de mudanças e que destroem as possibilidades de cidadania. Por fim os jovens da pesquisa acreditam que a escola poderia oferecer mais lazer, não se limitando às aulas de Educação Física.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Ensino médio - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte e lazer-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleEducação física - Lazer : educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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