Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Andressa Kerecz, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Andressa Kerecz, 1981- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38426 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38426 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Andressa Kerecz Tavares | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | No litoral do Paraná se concentram os remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica, considerados os mais conservados do Brasil, este fato, somado ao isolamento geográfico, limitou as praticas agrícolas no local, fazendo com que os moradores da região desenvolvessem um conhecimento particular sobre as especificidades e potencialidades regionais. O objetivo deste trabalho é reconhecer e entender os conhecimentos agricultores e suas influencias sobre sua propriedade, sua vida e sua produção agrícola. A pesquisa foi realizada no município de Antonina, litoral do Paraná. A metodologia para a obtenção de informações utilizada foi de Geilfus (2002), com adaptações, a qual possibilitou o trabalho direto no campo e consistiu em três etapas: a)entrevistas semi-estruturadas sobre o agricultor, sua propriedade e manejos adotados; b) confecção de croquis das terras feitos juntos com os agricultores e c) caminhamentos na propriedade. Foram visitadas oito famílias de agricultores, todos os membros participaram da pesquisa, as entrevistas foram realizadas em grupo, totalizando aproximadamente cinqüenta pessoas. Observou-se que o conhecimento variou conforme a origem dos agricultores, escolaridade, tempo de trabalho na atividade agrícola e idade. E que estas características influenciam na vida destes agricultores desde a tomada de decisões na sua propriedade rural, tipo de produção agrícola convencional ou agroecologica, e no modo de vida que estas famílias desfrutam. Reconhecer os saberes destes agricultores colabora para um melhor entendimento da realidade desta região. Munido destas informações o educador, engenheiro agrônomo (extensionista ou agrônomo-educador), segundo FREIRE (1983), tem uma ferramenta importante no processo educativo, para que seu trabalho não seja somente um repasse de técnicas, mas sim participe desse complexo sistema que é a relação entre homem e a natureza de forma mais ampla e de acordo com a realidade de cada região. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Povos tradicionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento tradicional associado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antonina (Paraná) | - |
Título: dc.title | A influência do conhecimento popular sobre o modo de vida de agricultores de Antonina-PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: