O processo avaliativo da equipe multidisciplinar no 3º ano da rede municipal de ensino de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Susana da Costa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorTozato, Mariana de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:32:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:32:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued20110-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38424-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38424-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Susana da Costa Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Curitiba há possibilidade do estudante ser retido apenas no 3º e 5º ano. A pesquisa restringe-se apenas ao 3º ano, porque será o primeiro momento em que acontecerá uma análise minuciosa da condição de aprendizagem com o intuito de diagnosticar se o aluno terá continuidade no Ciclo. Considerando a existência de aprendizes que não possuem aptidões para prosseguir para o próximo ano e que foram aprovados pela Equipe Multidisciplinar (muitas vezes com a discordância dos docentes, pais ou até da Equipe Pedagógica, da escola) a pesquisa trata de um estudo de caso que identifica os critérios definidos pela gestão da educação pública no que se refere à promoção ou retenção do aluno. Para tanto, buscou compreender a organização e constituição da Equipe Multidisciplinar, conhecer o processo histórico da avaliação em relação ao sistema de ciclos de aprendizagem e analisar a condição escolar de uma amostragem dos alunos do 3º ano que progridem no ciclo sem atingir os conteúdos propostos.-
Formato: dc.format55 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Título: dc.titleO processo avaliativo da equipe multidisciplinar no 3º ano da rede municipal de ensino de Curitiba-
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