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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Susana da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
Autor(es): dc.creator | Tozato, Mariana de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 20110 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38424 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38424 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Susana da Costa Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Curitiba há possibilidade do estudante ser retido apenas no 3º e 5º ano. A pesquisa restringe-se apenas ao 3º ano, porque será o primeiro momento em que acontecerá uma análise minuciosa da condição de aprendizagem com o intuito de diagnosticar se o aluno terá continuidade no Ciclo. Considerando a existência de aprendizes que não possuem aptidões para prosseguir para o próximo ano e que foram aprovados pela Equipe Multidisciplinar (muitas vezes com a discordância dos docentes, pais ou até da Equipe Pedagógica, da escola) a pesquisa trata de um estudo de caso que identifica os critérios definidos pela gestão da educação pública no que se refere à promoção ou retenção do aluno. Para tanto, buscou compreender a organização e constituição da Equipe Multidisciplinar, conhecer o processo histórico da avaliação em relação ao sistema de ciclos de aprendizagem e analisar a condição escolar de uma amostragem dos alunos do 3º ano que progridem no ciclo sem atingir os conteúdos propostos. | - |
Formato: dc.format | 55 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Título: dc.title | O processo avaliativo da equipe multidisciplinar no 3º ano da rede municipal de ensino de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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