Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tesser, Gelson João, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Soczek, Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:31:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:31:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38415 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38415 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Gelson Tesser | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste estudo Ø apresentar aproximaies reflexivas que visem uma possvel sistematizaªo do conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo educacional sob esta tica volitiva da aªo no que incide, principalmente, disciplina de Filosofia e seu ensino. A pergunta norteadora desta monografia Ø: como seria possvel despertar o interesse de alunos de ensino mØdio para o estudo da Filosofia? As reflexies aqui sistematizadas estªo centradas na crtica ao conceito de vontade no pensamento de Rousseau e Habermas e apontam para a possibilidade de viabilizar o exerccio da autenticidade poltica como espao da experimentaªo, criaªo e destruiªo de possibilidades de existŒncia no mundo considerando uma revisªo do papel da Escola pela construªo de uma prÆxis pedaggica otimista, que resgate o papel da vontade na constituiªo do mundo. As sistematizaies aqui esboadas apontam que o engajamento intersubjetivo a realizaªo da vontade - projeta o indivduo da imobilidade para a aªo fazendo com que, coletivamente, realize o que poderia ser chamado aqui de interesse pœblico. Este texto tem como preocupaªo trazer para o campo da discussªo terica uma perspectiva de pensar a aªo social que se efetiva pela vontade de participar para, efetivamente, contribuir para uma reflexªo dos processos de participaªo social que resultam na ampliaªo e consolidaªo do paradigma democrÆtico como pressuposto de uma prÆtica educacional. Decorre da a apresentaªo de algumas afirmaies hipotØticas que visam uma exposiªo a respeito do conceito de vontade como mola propulsora da aªo. O texto conclui destacando a importncia da reflexªo sobre o conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo de emancipaªo social enquanto desenvolvimento da sociedade sob a tica volitiva no que tange, principalmente, a ideia de exerccio pleno da cidadania enquanto afirmaªo dessa vontade. | - |
Formato: dc.format | 65 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre o conceito de vontade e o ensino de filosofia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: