Reflexões sobre o conceito de vontade e o ensino de filosofia

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Autor(es): dc.contributorTesser, Gelson João, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação-
Autor(es): dc.creatorSoczek, Daniel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:31:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:31:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38415-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38415-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Gelson Tesser-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste estudo Ø apresentar aproximaies reflexivas que visem uma possvel sistematizaªo do conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo educacional sob esta tica volitiva da aªo no que incide, principalmente, disciplina de Filosofia e seu ensino. A pergunta norteadora desta monografia Ø: como seria possvel despertar o interesse de alunos de ensino mØdio para o estudo da Filosofia? As reflexies aqui sistematizadas estªo centradas na crtica ao conceito de vontade no pensamento de Rousseau e Habermas e apontam para a possibilidade de viabilizar o exerccio da autenticidade poltica como espao da experimentaªo, criaªo e destruiªo de possibilidades de existŒncia no mundo considerando uma revisªo do papel da Escola pela construªo de uma prÆxis pedaggica otimista, que resgate o papel da vontade na constituiªo do mundo. As sistematizaies aqui esboadas apontam que o engajamento intersubjetivo a realizaªo da vontade - projeta o indivduo da imobilidade para a aªo fazendo com que, coletivamente, realize o que poderia ser chamado aqui de interesse pœblico. Este texto tem como preocupaªo trazer para o campo da discussªo terica uma perspectiva de pensar a aªo social que se efetiva pela vontade de participar para, efetivamente, contribuir para uma reflexªo dos processos de participaªo social que resultam na ampliaªo e consolidaªo do paradigma democrÆtico como pressuposto de uma prÆtica educacional. Decorre da a apresentaªo de algumas afirmaies hipotØticas que visam uma exposiªo a respeito do conceito de vontade como mola propulsora da aªo. O texto conclui destacando a importncia da reflexªo sobre o conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo de emancipaªo social enquanto desenvolvimento da sociedade sob a tica volitiva no que tange, principalmente, a ideia de exerccio pleno da cidadania enquanto afirmaªo dessa vontade.-
Formato: dc.format65 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Filosofia-
Título: dc.titleReflexões sobre o conceito de vontade e o ensino de filosofia-
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