Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Suzane de, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Erica Flores da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38405 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38405 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Suzane Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Segundo o pedagogo e Mestre em Educação, Oscar Ferreira Barros (S/D), as escolas multisseriadas são mais numerosas no campo e em geral as comunidades rurais não possuem um numero de alunos suficientes para formar uma turma para cada série (PORTAL DO PROFESSOR- MEC). Em meio a essa realidade, surgiu um interesse em abordar o assunto, pois se estima que existam dificuldades para o educador do campo trabalhar com classes multisseriadas, em que um único professor atende alunos de diferentes idades em uma mesma turma. Essa é uma marca registrada na educação rural brasileira (REVISTA EDUCAÇÃO, ed. 163), realidade complexa, o que requer a aplicação de uma metodologia mais minuciosa e condizente a realidade de vida do educando. O campo ou meio rural por sua vez possui uma realidade diferente da que existe na cidade, e se faz necessário que os conteúdos programáticos aplicados na escola do campo sejam condizentes a essa realidade, tendo uma relação direta com o cotidiano daquela região. Isso implica em um desafio para o educador, uma vez que se exige consciência do seu papel de mediador na sociedade, mostrando a importância do homem do campo na contribuição para a transformação da realidade social. Portanto, em meio a esses fatores, o trabalho elaborado pretende ressaltar as dificuldades que existem em trabalhar com classes multisseriadas, uma realidade da Educação do Campo. Para o desenvolvimento da pesquisa, a mesma foi realizada na Escola Municipal do Campo "José Chemure", localizada no Estado do Paraná, na Colônia Maria Luiza, próximo ao município de Paranaguá. Este trabalho traz como resultado, consideradas dificuldades encontradas na escola, principalmente no que se refere à falta de apoio pedagógico ao professor e a ausência de hora atividade, que dificulta ainda mais o seu trabalho. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (11 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes multisseriadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Problemas | - |
Título: dc.title | Escola multisseriada : uma realidade da educação do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: