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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fleig, Daniel Gustavo, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Alexandra Sigora da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38402 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38402 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Daniel Gustavo Fleig | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho visa compreender a educação no meio rural hoje através da análise da mesma por meio do processo histórico no Brasil, a partir do século XX. Através de leituras e pesquisas foi possível elaborar uma revisão bibliográfica com o objetivo principal de divulgar a educação no campo para o campo e também com a finalidade de realizar uma breve análise da educação brasileira, onde de início o modelo educacional aplicado no meio rural obedeceu às mesmas normas da educação aplicada no meio urbano, não havendo distinções dos espaços. Nesse contexto de desigualdade e exclusão surgem propostas que representam uma alternativa para o fracasso do processo de educação no campo (moldes capitalistas). Vale lembrar que a educação no campo necessita de profissionais especializados em tal área com o propósito de um modelo pedagógico pensado no campo para o campo com o objetivo de promover uma conscientização libertadora e romper o atraso histórico imposto pelo modelo capitalista. Os interesses deste modelo que norteia as diretrizes e modelos pedagógicos nas escolas são guiados pela finalidade de massificação da educação. A constituição de 1934 garante pela primeira vez o direito a educação fundamental a todos, porém sobre influências internacionais como a escola novista, sendo a ampliação do pensamento liberal no país visando suprir os interesses da indústria recém chegada em nosso país, estimulando assim o êxodo rural. Devemos tornar importante o processo educacional focado em propiciar de maneira sustentável a preservação e a vivência coletiva nas comunidades reforçando os interesses humanos e não do capital. Apesar de existirem leis e órgãos relacionados à distinção e as peculiaridades de uma educação do campo de qualidade, ainda hoje o cenário deste espaço necessita de maior atenção, como por exemplo, temos a agricultura familiar fortalecida e organizada em movimentos incorporando a demanda sem deixar de lado valores e tradições culturais. Existem na atualidade movimentos sociais atuantes e com papel significativo buscando uma pedagogia de valorização do homem do campo. Porém ainda há uma grande luta para integração e legitimação para o planejamento de novas propostas de melhoria do sistema educacional no campo. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Paraná | - |
| Título: dc.title | Análise dos desafios e perspectivas para a educação do campo hoje | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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