Narrativas (auto)biográficas de professores(as) de São José dos Pinhais : influências e sentidos na construção da profissão docente

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Autor(es): dc.contributorHagemeyer, Regina Cely de Campos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSokolovicz, Natascha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:31:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:31:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/38361-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38361-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/03/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : fls. 209-226-
Descrição: dc.descriptionLinha de pesquisa: Cultura, escola, ensino-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa dissertação, inscrita no âmbito das pesquisas (auto)biográficas, é direcionada à problemática do trabalho docente na contemporaneidade, abordada a partir das perspectivas dos professores(as) sobre seus percursos pessoais e profissionais em correlação com a docência. Como objetivo geral, propõe-se analisar, nas narrativas de vida de seis professores(as) atuantes no Ensino Fundamental II, da rede estadual de educação do Paraná, do município de São José dos Pinhais, os processos que influenciam a constituição docente, considerando o contexto social, cultural e pedagógico de suas trajetórias e formação. Optou-se pela abordagem qualitativa, relacionada à pesquisa (auto)biográfica em educação, desenvolvida através de um curso de extensão, realizado no ano de 2013, no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. O referencial teórico-metodológico da investigação foi selecionado com base em pesquisadores dos processos relativos à narrativa de vida e à formação docente, como Connelly e Clandinin (1995), Josso (1999, 2007, 2010), Marcelo Garcia (1992, 1999, 2009, 2010), Nóvoa (1988,1992, 1995, 2002, 2007), Pineau (1988, 2006, 2012), Shulman (1986, 1989, 2005) e Souza (2002, 2004, 2005, 2006, 2008, 2012, 2014). A elaboração e desenvolvimento do curso foram inspirados nos trabalhos na forma de Ateliês Biográficos de Projeto propostos por Delory-Momberger (2006, 2012), com adaptações dos processos da pesquisa-formação, à realidade específica e necessidades dos(as) professores(as) envolvidos. Consideram-se as narrativas de vida (auto)biográficas, os materiais produzidos nas atividades mobilizadoras realizadas, sendo que, ao final do curso, os(as) professores(as) participantes responderam a um questionário avaliativo-reflexivo sobre o processo vivido. No entrecruzamento das narrativas (auto)biográficas dos(as) docentes emergiram três unidades de análise: Marcas da Identidade Docente: O ser professor; Trajetórias Pessoais; e Desenvolvimento Profissional Docente. Destaca-se como preponderante, a influência das experiências pessoais e profissionais vividas em diferentes contextos histórico-sociais para a constituição da docência. Os resultados obtidos demarcam, assim, que as histórias de vida dos(as) professores(as) influenciam significativamente na escolha e desenvolvimento profissional, e incidem sobre as concepções, atitudes e práticas docentes. Evidencia-se aí, o potencial da abordagem biográfica, como metodologia que, ao possibilitar o processo narrativo e reflexivo sobre as trajetórias de vida, contribui para ampliar a compreensão dos limites e possibilidades dos processos de atuação e formação docente no contexto contemporâneo. Palavras-chave: Pesquisa (auto)biográfica; Ser professor; Identidade docente; Formação docente.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis, registered within the scope of (auto)biographical research, is directed to the problematic of the teaching work on present day, addressed from teacher(s)' perspective regarding their personal and professional trajectory in correlation with the faculty. As a general goal, it is proposed to analyze, through life narratives of six teachers from Elementary School II, from Paraná's public education system, from the city of São José dos Pinhais, the processes which influence the teacher formation, considering the social, cultural and educational context of their trajectories and formation. The qualitative approach was chosen, related to the (auto) biographical research in education, developed through an extension course, held in 2013, in the Federal University of Paraná's Education Department. The investigation's theoretical-methodological reference was selected based on researchers of the processes related to life narrative and teacher formation, such as Connelly and Clandinin (1995), Josso (1999, 2007, 2010), Marcelo Garcia (1992, 1999, 2009, 2010), Nóvoa (1988,1992, 1995, 2002, 2007), Pineau (1988, 2006, 2012), Shulman (1986, 1989, 2005) and Souza (2002, 2004, 2005, 2006, 2008, 2012, 2014). The course's preparation and development were inspired in the works as Project's Biographical Workshops proposed by Delory-Momberger (2006, 2012), with adaptations from research-formation processes, to specific reality and needs of the teachers involved. Also considered are (auto) biographical life narratives, the materials produced in the mobilizing activities performed, given that, by the end of the course, teachers who participated answered to an evaluative-reflective questionnaire regarding the process experienced. In the cross of teacher's (auto) biographical narratives, three analysis units emerged: Imprints of Teacher Identity: Being a teacher; Personal Trajectories; and Teacher's Professional Development. It is stressed as commanding, the influence of personal and professional experiences lived within different historical-social contexts for teacher formation. The results obtained thus delimit that teacher's life stories have a significant influence on the choice and professional development, and affects teacher views, attitudes and practices. It is then evidenced the potential of the biographical approach, as methodology which, by enabling the narrative and reflective process regarding life trajectories, contributes for the magnification of the comprehension of limits and possibilities of the same teaching and formation processes within the contemporary context. Keywords: (Auto) biographical research; Being a teacher; Teacher Identity; Teacher Formation.-
Formato: dc.format284f. : il. algumas color., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleNarrativas (auto)biográficas de professores(as) de São José dos Pinhais : influências e sentidos na construção da profissão docente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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