O processo decisório de demissão em duas montadoras automobilísticas na Região Metropolitana de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRoglio, Karina de Dea, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorBeltrán, Raquel Karkle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:28:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:28:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/38292-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38292-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Karina de Déa Roglio-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 26/03/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : fls. 153-163-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e análise organizacional-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa pesquisa investiga o processo decisório de demissão em duas empresas multinacionais do ramo automobilístico na Região Metropolitana de Curitiba - PR. O objetivo principal deste estudo é compreender o processo decisório de demissão segundo a perspectiva dos gestores na indústria automotiva, com a finalidade de identificar quais são os critérios considerados mais importantes para os gestores, quando do processo decisório de demissão. A metodologia utilizada foi a mista sequencial: na fase quantitativa os dados foram coletados utilizando-se o método matemático de hierarquização de critérios Analytic Hierarchy Process (AHP) e os resultados foram calculados por meio do software TransparentChoice. Além dele, utilizou-se um sistema de atribuição de notas, onde cada gestor deu uma nota para cada critério de acordo com sua perspectiva subjetiva. Na segunda fase da investigação, realizaram-se entrevistas com cada um dos gestores a fim de colher mais dados sobre a tomada de decisão de demissões e sobre os critérios utilizados. A partir de 7 categorias de critérios (confiança, histórico de desempenho, potencial de crescimento, situação pessoal, relacionamento interpessoal, comprometimento, experiência profissional), foi possível classificar quais elementos são considerados os mais importantes para cada gestor, bem como calcular a média do grau de importância atribuído aos critérios pelo conjunto dos 13 gestores participantes da pesquisa. Além disso, foram feitas análises de congruência entre os resultados relativos às notas e aos valores atribuídos via AHP a cada um dos critérios. Comparou-se também os resultados de ambas as fases, quantitativa e qualitativa. A partir dessas análises, foi possível levantar o perfil de cada gestor, e de modo geral, a forma de atuar dessas empresas durante o processo decisório de demissão. As duas empresas demonstraram semelhança acentuada na maneira com que seus gestores decidem sobre as demissões. Os resultados de ambas as análises (quantitativa e qualitativa) no geral, coicidiram. A confiança foi o critério eleito como sendo o mais importante, seguida do comprometimento e do histórico de desempenho e o critério de menor relevância foi claramente considerado a situação pessoal. O relacionamento interpessoal também recebeu importância relativa na média geral, sendo o potencial de crescimento e a experiência profissional considerados bem menos importantes. Na comparação da análise objetiva com a subjetiva, a congruência dos pesos atribuídos aos critérios foi parcial. Observou-se diversas discrepâncias entre os valores seguidos por cada um dos gestores de uma mesma empresa, demonstrando que as decisões de demissão não seguem um padrão único. A contribuição desse estudo poderá ser relevante para: (1) levar um feedback às empresas investigadas; (2) ofertar ao campo uma visão específica acerca do processo decisório demissional em duas empresas automobilísticas da Região de Curitiba-PR, o qual poderá também somar-se aos poucos estudos existentes sobre o tema atualmente. Palavras-chave: Processo decisório. Demissão. Analytic Hierarchy Process (AHP). Montadora automobilística.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is about the decision-making process regarding dismissal in two multinational companies in the automotive industry in the Metropolitan Region of Curitiba - PR. The aim of this study is to understand the decision-making process regarding dismissal from the perspective of managers in the automotive industry, in order to identify the most important criteria for managers during this process. The methodology used was mixed sequential. During the quantitative phase, data was collected using the Analytic Hierarchy Process (AHP) mathematical method for ranking criteria. Calculations were performed using the software TransparentChoice. Furthermore, a grading system was used, where each manager gave a score to each criterion according to their subjective perspective. In the second phase of research, individual interviews were conducted with the managers in order to collect more data on decision making regarding dismissals and the criteria used. Among 7 categories of criteria (reliability, performance history, growth potential, personal situation, interpersonal relationships, commitment, professional experience), it was possible to classify which are considered the most important for each manager, as well as to average the degree of importance attributed to the criteria set by the 13 participants in the research. In addition, analysis of congruence between the results for the scores and values assigned via AHP to each of the criteria was performed. The results from both research phases were also compared. From these analyses, it was possible to identify the profile of each manager, and in general how these companies operate during the decision making process regarding dismissal. The two companies showed marked similarity in the way their managers decide on dismissals. Several discrepancies were observed between the values followed by each of the managers within the same company. The results of both analyzes (qualitative and quantitative ) overall, coincided. Trust was the criterion chosen as being the most important, followed by commitment and performance; while the least relevant criterion was clearly considered personal situations. The interpersonal relationships also received relative importance in the overall average, while growth potential and work experience were considered far less important. In comparing objective analysis with the subjective, the congruence of the weights assigned to the criteria was partial. There were noted several discrepancies between the values followed by each of the managers within the same company, demonstrating that layoff decisions do not follow a single pattern. The contribution of this study may be relevant to: (1) provide feedback to the companies investigated; (2) offer to the field a specific view about the dismissal decision-making process from two automobile companies of Curitiba-PR, which may also be added to the few existing publications on the study of this subject. Keywords: Decision making. Dismissal. Analytic Hierarchy Process (AHP). Auto automaker.-
Formato: dc.format168 f. : il. algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleO processo decisório de demissão em duas montadoras automobilísticas na Região Metropolitana de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.