A quem possa interessar : o modelo de propaganda, a indústria midiática e o "efeito Lula"

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Autor(es): dc.contributorLeão, Igor Zanoni Constant Carneiro, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorMigdaleski, Leonardo Moreira, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:38:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:38:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/38252-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38252-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Igor Zanoni Constant Carneiro Leão-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O modelo de propaganda, como foi desenvolvido por Edward Herman e Noam Chomsky, é um modo de análise da atuação da mídia quando ela está configurada em uma estrutura oligopolista de mercado, caso da brasileira. Constituído por cinco filtros pelos quais as notícias passam antes de serem publicadas, ele tem como como foco principal o a demonstração do processo de fabricação do consenso por parte dos meios de comunicação. Este consentimento buscado por ela é o da divulgação e defesa dos interesses e privilégios da elite que detém o poder econômico no país, grupo do qual os donos da mídia fazem parte. Controlada em sua maioria por poucas empresas que operam em um modelo de gestão familiar, a indústria midiática brasileira tem sua livre operação facilitada ao receber extraordinárias receitas advindas da publicidade anualmente e da ineficiente regulação de suas atividades por parte do governo. Esta pesquisa tem como objetivo aplicar o modelo de propaganda ao caso específico da abordagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre o tema do "efeito Lula" ocorrido durante as eleições presidenciais de 2002. Este foi o nome dado ao fenômeno de instabilidade financeira e crise econômica que atingiu o Brasil naquela época. Foram analisadas as edições do jornal que datam de primeiro de setembro a trinta e um de outubro daquele ano, a fim de buscar notícias, artigos e editoriais que tratavam do assunto. As informações relevantes à pesquisa são demonstradas e, quando se fez necessário, analisadas. Percebe-se que a culpabilidade pela turbulência nos mercados financeiros é atribuída de maneira mais assertiva à iminente vitória do petista. Chega-se, assim, à conclusão que o modelo de propaganda é uma ferramenta analítica relevante para o estudo do comportamento do periódico naquela instância. A necessidade de um processo de democratização da mídia também é apontada por este trabalho, para que tenhamos uma estrutura de divulgação das informações verdadeiramente plural e democrática em nosso país. Palavras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The propaganda model, as developed by Edward Herman and Noam Chomsky, is a method of analysis of the media when it is configured in an oligopolistic Market structure, as is the Brazilian one. Composed by five filters through which the news need to pass before they are published, its primary focus is the demonstration of the process of manufacture of consent by the media. This consensus intended by this industry is one of the divulgation and defense of the interests and privileges of the elite that holds the economic power of the country, a group that the owners of the media are part of. Controlled in its majority by few companies that operate in a family management model, the Brazilian media industry has its operation facilitated by receiving extraordinary yearly advertising revenues and by the inefficient regulation of its activities by the government. The intent of this research is to apply the propaganda model to the specific issue of the approach the newspaper O Estado de S. Paulo regarding the theme of the "Lula effect" that occurred in the 2002 Brazilian presidential elections. This was the name given to the economic and financial instabilities that affected Brazil during that time. The editions beginning on September 1st through October 31st of that year were read in order to search news articles, columns and editorials that dealt with that topic. The information that was relevant to the research are demonstrated and, when necessary, analyzed. It is shown that the culpability of the turbulence in the financial markets is attributed in a more assertive manner to the imminent victory of Lula. The conclusion is made that the propaganda model is a necessary analytical tool to the understanding of the behavior of the newspaper during that period. The necessity of a process of democratization of the media is also pointed by this research, in order for the country to have a structure of information spreading that is truly plural and democratic-
Formato: dc.format78 f.-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectCrise econômica - Brasil - 2002--
Título: dc.titleA quem possa interessar : o modelo de propaganda, a indústria midiática e o "efeito Lula"-
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