A influência da decomposição de elementos de estrutura musical sobre respostas emocionais à música

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Danilo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorTatsch, Thiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:58:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:58:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/38185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38185-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Danilo Ramos-
Descrição: dc.descriptionAnexo cd-rom com trechos musicais-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 24/02/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : fls. 61-64-
Descrição: dc.descriptionResumo: Segundo a Nova Estética Experimental proposta por Daniel Berlyne, os estudos sobre apreciação estética podem ser feitos de duas formas: por meio da apreciação da obra de arte em sua forma genuína (abordagem analítica) ou por meio da apreciação fragmentada dos elementos que constituem a obra de arte (abordagem sintética). Este trabalho tem como objetivo verificar a influência dos aspectos estruturais de um estilo musical brasileiro específico (o samba-jazz) sobre as respostas emocionais de não músicos no contexto musical brasileiro. Para tal, foi realizado um experimento que contou com a participação de 36 não músicos que desempenharam tarefas de escuta musical seguida de três respostas emocionais: na primeira, eles deveriam julgar o quanto o trecho musical ouvido tinha o emocionado, por meio de uma escala de diferencial semântico (alcance: 0-10); na segunda e terceira respostas, a tarefa era escolher um dentre dez fatores emocionais que melhor traduzia a emoção percebida e sentida durante a escuta musical existentes na GEMS, Genève Music Emotional Scale. O material musical consistiu de seis trechos de samba-Jazz apresentado em oito versões diferentes aos participantes: melodia, harmonia, ritmo (versões sintéticas dos trechos musicais), melodia e harmonia, melodia e ritmo, harmonia e ritmo (versões intermediárias dos trechos musicais), versão original e versão MIDI (versões analíticas dos trechos musicais), totalizando 48 trechos musicais de aproximadamente 30 segundos cada um. Em relação à quantidade de emoção presente na tarefa de escuta musical o teste ANOVA verificou diferenças estatísticas significativas dos julgamentos emocionais entre os trechos musicais apresentados nas três abordagens de apreciação estética empregadas, indicando que taxas emocionais mais altas foram direcionadas aos trechos musicais apresentados na abordagem analítica de apreciação em relação às outras abordagens (intermediária e sintética). Em relação à qualidade (categorias) das emoções investigadas, a ausência ou presença de certos parâmetros de estrutura musical (em especial o ritmo) influenciaram o curso emocional das respostas emocionais sentidas e percebidas pelos ouvintes, em função das abordagens de apreciação estéticas mensuradas durante as tarefas de escuta musical. Palavras-chave: respostas emocionais à música; a nova estética experimental; sambajazz; elementos de estrutura musical.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: According to the New Experimental Aesthetics proposed by Daniel Berlyne, studies involving aesthetic appreciation can be made in two ways: through the appreciation of the artwork in its genuine form (analytical approach) or through piecemeal assessment of the elements of the work art (synthetic approach). This study aims to investigate the influence of the structural aspects of a specific Brazilian music style (samba-jazz) on the emotional responses of non-musicians in the Brazilian musical context. An experiment that involved the participation of 36 non-musicians who played music listening tasks followed by three emotional responses was conducted: in the first response, participants should judge how much the musical excerpt heard had moved them through a differential semantic scale (range: 0-10); in the second and third responses, the task was to choose one of ten emotional factors present in GEMS (Geneva Emotional Music Scale) that best reflected the perceived and felt emotion during the listening task. The musical material consisted of six samba-Jazz excerpts presented in eight different versions to participants: melody, harmony, rhythm (synthetic musical excerpts versions), melody and harmony, melody and rhythm, harmony and rhythm (intermediate musical excerpts versions), original and MIDI (analytical musical excerpts versions), totaling 48 musical excerpts of approximately 30 seconds duration each. Regarding the amount of emotion present in the music listening task, the ANOVA test showed statistically significant differences in emotional judgments among musical excerpts presented in the three aesthetic approaches appreciation employed, indicating that higher rates were judged to the emotional musical excerpts presented in the analytical approach in relation to other approaches (intermediate and synthetic ones). Regarding the quality (categories) of the emotions investigated, the absence or presence of certain musical structure parameters (especially the rhythm) influenced the emotional course of felt and perceived emotional responses by listeners, according to the aesthetic approach appreciation measured during music listening tasks. Keywords: emotional responses to music; the new experimental aesthetics; samba-jazz; musical structure elements.-
Formato: dc.format101 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf application/x-compressed-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleA influência da decomposição de elementos de estrutura musical sobre respostas emocionais à música-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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