Inovação e gestão de processos de negócios (BPM) : uma metodologia adaptada para pequenas empresas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGimenez, Fernando Antonio Prado, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorBraga, Gustavo Simões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:04:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:04:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/38151-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38151-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Fernando Antonio Prado Gimenez-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 25/03/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Inovação e tecnologia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nos últimos anos, há estudos que evidenciam uma crescente demanda das organizações por métodos e ferramentas relacionados à gestão de processos. A gestão de processos de negócios ou business process management (BPM) tem sido considerada uma ferramenta gerencial importante para melhorar o desempenho das empresas de pequeno porte (EPP). O objetivo deste estudo foi selecionar, adaptar e testar uma metodologia de BPM, baseada na BPTrends Methodology, de Harmon (2014), em uma EPP de Curitiba/PR. A utilização da metodologia adaptada é mais simples e requer menos conhecimento técnico do que as encontradas na literatura, além de demandar menor investimento de capital, tempo e expertise em tecnologia da informação, fatores que são comprovadamente as principais barreiras ao uso de BPM por EPP. O método de estudo utilizado foi a pesquisa-ação, que busca gerar aprendizagem com perspectiva científica após o diagnóstico, planejamento, ação e avaliação de fenômenos sociais em organizações. Com este método, a metodologia de BPM proposta foi aplicada na prática na empresa XYZ, que é uma pequena empresa do setor alimentício, avaliando os resultados obtidos. Os resultados da implementação em uma EPP mostraram que a empresa objeto do estudo teve um aumento de dois níveis de capacidade em gestão de processos analisando o modelo CMMI, em poucos meses e a um custo acessível, além de atingir melhores desempenhos em confiabilidade, qualidade e rapidez, apesar de reduzir a flexibilidade do processo, de acordo com o diagnóstico NIEPC. A conclusão, baseada nos resultados obtidos, é que a metodologia foi implementada com sucesso, o que permite afirmar que a adaptação da metodologia proposta pode ser viável e efetiva em seu uso por EPP. Palavras-chave: Gestão de processos de negócios, Business process management (BPM), Inovação em processos, Empresas de pequeno porte (EPP), Pequenas empresas, Pesquisa-ação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In recent years, studies show a growing demand of organizations for methods and tools related to process management. Business process management (BPM) has been considered an important management tool to improve the performance of small enterprises (SE). The objective of this study was to select, adapt and test a BPM methodology, based on BPTrends Methodology, by Harmon (2014), in a SE in Curitiba, Brazil. The use of the adapted methodology is simpler and requires less technical knowledge than those found in the literature and requires lower capital investment, time and expertise in information technology, factors that are demonstrably the main barriers to the use of BPM by SE. The study method used was action research, which seeks to generate learning with scientific perspective after diagnosis, planning, action and evaluation of social phenomena in organizations. With this method, the BPM proposed methodology was applied at the company XYZ, which is a small company in the food sector, evaluating the results obtained. The results of the implementation in a SE showed that the study of the company increased by two levels the capacity in management processes analyzing the CMMI model, in a few months and at an affordable cost, and achieved better performance in reliability, quality and speed, although reduced process flexibility, according to the NIEPC diagnosis. The conclusion, based on the results, is that the methodology has been successfully implemented, which justifies the conclusion that the adaptation of the proposed methodology may be feasible and effective in their use by SE. Keywords: Business process management (BPM), Process innovation, Small enterprises, Action research.-
Formato: dc.format169f. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectMudança-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e medias empresas - Administração-
Palavras-chave: dc.subject658.4063-
Título: dc.titleInovação e gestão de processos de negócios (BPM) : uma metodologia adaptada para pequenas empresas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.