Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Heemann, Adriano, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Waleska Chagas Sieczkowski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38142 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38142 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Drª. Adriano Heemann | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 26/02/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração : Sistema de informação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa de mestrado propõe-se a estudar as fontes tipográficas utilizadas nos meios digitais, para crianças em fase de alfabetização. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver diretrizes para a escolha e uso de fontes tipográficas em materiais educacionais em meios supracitados voltados às crianças em alfabetização. O estudo deu-se a partir da revisão bibliográfica, verificando os estudos de design na área legibilidade e tipográfica impressa comparando-os com os meios digitais. Assim conseguiu-se delimitar diretrizes referenciais para desenvolvimentos de novos projetos. A validação se deu através de teste de legibilidade aplicado ao público alvo e entrevistas com grupo de especialistas da área de alfabetização. Palavras chave: Tipografia. Legibilidade. Alfabetização. Criança. Meio digital. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This master's degree research studies the typefaces used in digital media, for children in literacy age. The objective of this research is to develop guidelines for the choice and use of typefaces in educational material in digital media aimed at children in literacy. The study took place from bibliographic review, checking the studies of design in readability and printed letterpress areas, comparing them with digital media. Thus it was possible to define reference guidelines for development of new projects. The validation was made through readability tests applied to the target audience and interviews with literacy experts. Tags: Typography. Legibility. Literacy. Child. Digital media. | - |
Formato: dc.format | 119f. : il. algumas color., tabs., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicações digitais | - |
Título: dc.title | Legibilidade de fontes tipográficas em meios digitais : um estudo com crianças em fase de alfabetização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: