Legibilidade de fontes tipográficas em meios digitais : um estudo com crianças em fase de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHeemann, Adriano, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorPacheco, Waleska Chagas Sieczkowski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38142-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38142-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Drª. Adriano Heemann-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 26/02/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Sistema de informação-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa de mestrado propõe-se a estudar as fontes tipográficas utilizadas nos meios digitais, para crianças em fase de alfabetização. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver diretrizes para a escolha e uso de fontes tipográficas em materiais educacionais em meios supracitados voltados às crianças em alfabetização. O estudo deu-se a partir da revisão bibliográfica, verificando os estudos de design na área legibilidade e tipográfica impressa comparando-os com os meios digitais. Assim conseguiu-se delimitar diretrizes referenciais para desenvolvimentos de novos projetos. A validação se deu através de teste de legibilidade aplicado ao público alvo e entrevistas com grupo de especialistas da área de alfabetização. Palavras chave: Tipografia. Legibilidade. Alfabetização. Criança. Meio digital.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This master's degree research studies the typefaces used in digital media, for children in literacy age. The objective of this research is to develop guidelines for the choice and use of typefaces in educational material in digital media aimed at children in literacy. The study took place from bibliographic review, checking the studies of design in readability and printed letterpress areas, comparing them with digital media. Thus it was possible to define reference guidelines for development of new projects. The validation was made through readability tests applied to the target audience and interviews with literacy experts. Tags: Typography. Legibility. Literacy. Child. Digital media.-
Formato: dc.format119f. : il. algumas color., tabs., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Escrita-
Palavras-chave: dc.subjectImpressão-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectComunicações digitais-
Título: dc.titleLegibilidade de fontes tipográficas em meios digitais : um estudo com crianças em fase de alfabetização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.