Ensino jurídico para um estado democrático de direito : metodologia dialética em sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChueiri, Vera Karam de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito.-
Autor(es): dc.creatorPerini, Guilherme de Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:35:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:35:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/38114-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38114-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Vera Karam de Chueiri-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito-
Descrição: dc.descriptionTem por objetivo repensar a relação entre professor e aluno no ensino jurídico pátrio a partir do estudo de uma metodologia dialogada, com raízes nos clássicos e respaldo moderno no campo educacional. esta, acredita se, é a única capaz de coadunar se com o novo paradigma democrático de uma sociedade que tem esse regime como horizonte a ser buscado. faz uma revisão bibliográfica de alguns dos principais artigos e livros que problematizam o ensino jurídico, destacando as três crises que afetam - político - institucional, cientifico - ideológica e método - principiológica - e apontamento a última como o problema base da pesquisa. num segundo momento, propõe se a perspectiva critica e democrática como oposição a antiga forma tradicional, jusnaturalista ou juspositivista, que ainda está presente em boa parte do ensino jurídico. no terceiro momento buscam se subsídios nos clássicos e modernos para a construção de um novo modelo concreto em sala de aula, que fuja ao simples questionamento e crítica do modelo anterior e busque na pratica, formas diferenciadas de agir como professor. o estudo apresenta sua relevância na medida em que se acredita que formar um estado democrático de direito, com ordem lógica principiológica que predomina na constituição de 1988, passa necessariamente por uma mudança na forma como são formados seus indivíduos e bacharéis.-
Formato: dc.format68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDireito - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDireito - Metodologia-
Título: dc.titleEnsino jurídico para um estado democrático de direito : metodologia dialética em sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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