Problematização sobre o descarte de resíduos sólidos eletrônicos junto aos alunos de ensino fundamental e médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSantos, Thabata Caroline de Oliveira, 1992--
Autor(es): dc.creatorAnacleto, André Fernando Miyadi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:37:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:37:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38106-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38106-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pileggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : Com o elevado aumento do consumo de equipamentos eletrônicos na sociedade atual, e em especial pelo público de adolescentes e jovens, vê-se a necessidade de conscientizar os estudantes do ensino fundamental e médio sobre o risco que o descarte incorreto de equipamentos eletrônicos acarreta aos seres humanos e ao meio ambiente. Como instrumento de pesquisa, em um primeiro momento foi aplicado um questionário de avaliação diagnóstica do conhecimento prévio junto aos alunos do Colégio Estadual Papa João Paulo I, bairro de Boa Vista, Curitiba-PR, Brasil, acerca da problemática do descarte incorreto de equipamentos eletrônicos. Num segundo momento, foi proferida uma palestra elucidativa abordando os diferentes conteúdos abordados pelos estudantes no questionário sobre o conhecimento prévio. Em um terceiro momento, através da aplicação de um segundo questionário, buscou-se avaliar a aprendizagem dos estudantes quanto ao conhecimento exposto na palestra. Os resultados revelaram que os estudantes possuem pouco conhecimento sobre o tema, reflexo de um ensino não comprometido em formar cidadãos sensibilizados com os problemas socioambientais. Em contrapartida, constatou-se que a palestra teve bastante êxito em esclarecer dúvidas e incentivar os adolescentes para mudanças de atitudes em prol de um meio ambiente sustentável.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectLixo-
Palavras-chave: dc.subjectColeta seletiva de lixo-
Título: dc.titleProblematização sobre o descarte de resíduos sólidos eletrônicos junto aos alunos de ensino fundamental e médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.