Na trilha da evolução

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorBusko, Alessandra-
Autor(es): dc.creatorSantana, Sibelle Sell-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:50:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:50:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38102-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta como suplemento o site: http://sibellesellsantana.wix.com/natrilhadaevolucao-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho objetivou a criação de um site a respeito do tema evolução biológica. Seu domínio é de livre acesso aos alunos, professores, simpatizantes e curiosos em geral, voltando-se a oferecer um recurso didático virtual, que acrescenta possibilidades no processo de ensino-aprendizagem da temática da evolução. A página traz contribuições para a prática docente, bem como informes, vídeos, textos e links para outros endereços contendo material para discussão, além de promover uma divulgação do tema de maneira contextualizada, abrangente e crítica. O assunto é de suma importância no contexto biológico para a compreensão de toda a biodiversidade existente, e por permear toda a construção da ciência e o estudo da vida. No contexto da educação observam-se muitos equívocos conceituais, muitas expressões de linguagem que conduzem a concepções alternativas muitas vezes em contraposição ao conhecimento científico, levando a construções do conhecimento de forma insuficiente. Diante destes pressupostos, verifica-se a necessidade de criação de ferramentas que auxiliem o processo de ensinoaprendizagem, com a teoria da evolução como norte para o seu desenvolvimento. Neste sentido, procuramos criar uma ferramenta digital, tendo em vista a crescente integração da internet na educação, e a necessidade de propor alternativas para a inclusão digital e seus desdobramentos. Foram aplicados dois questionários junto a professores de ciências e de biologia de escolas diversas. Todos os entrevistados afirmaram ser importante utilizar ferramentas diversificadas no processo de ensino, dentre elas as tecnologias da informação e em particular, o uso de sites. Dos entrevistados, 83% já consultou sites, vídeos e outros materiais relacionados à teoria evolutiva na internet. Com a criação e publicação do mesmo, foi aplicado um segundo questionário. Todos os entrevistados declararam que recomendariam a página para outras pessoas e também a utilizarão como fonte de pesquisa para suas aulas, além disto, 47% considerou o site como muito bom, 33% como bom e 20% como ótimo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução (Biologia)-
Título: dc.titleNa trilha da evolução-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.