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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Figueiró, João Paulo de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Rothe, Sirlei Rosemeri | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38101 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38101 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Emygdio L. de A. Monteiro-filho | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho propõe a elaboração e utilização de modelos de partes animais em gesso como recurso didático alternativo à exposição e manuseio de peças anatômicas animais em aulas de ciências e biologia, prática esta proibida por legislação específica e refutada por questões filosóficas, éticas, metodológicas e financeiras. Para tanto se sugere, investigar e avaliar a eficácia deste recurso didático junto aos alunos da educação básica, buscando identificar se os mesmos agregam conhecimentos científicos significativos com o emprego desta estratégia pedagógica. A proposta fundamenta-se na produção de peças anatômicas de animais em gesso e resina, especificamente bicos de aves para um trabalho investigativo das relações entre morfologia, adaptabilidade, anatomia e ecologia. Neste contexto, o tema foi introduzido junto a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio através de atividades didático-científicas diferenciadas. Como instrumentos de coleta de dados, antes da apresentação de uma oficina didática foram aplicados questionários juntos a alunos de um colégio estadual do município de Piraquara, Paraná, Brasil com o objetivo de identificar o conhecimento prévio dos estudantes acerca da temática. As atividades se constituíram de palestras, procurando promover as bases do conhecimento científico, a construção e manuseio de modelos didáticos por parte dos estudantes além de uma visita ao recinto das aves no Jardim Zoológico de Curitiba. Após a realização da oficina os alunos responderam a um segundo questionário e escreveram um relato de experiência que buscavam avaliar a aceitação e utilidade do material em sala de aula. Conclui-se que o material proposto pode ser utilizado como um substitutivo à experimentação animal desde que aliado à tradicional aula teórico-expositiva e a outros recursos didáticos como a realização de passeios educativos e exibição de filmes e imagens. Cabe ressaltar que os alunos interagiram de forma positiva com o material e aproveitaram o potencial pedagógico que este poderia oferecer. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos animais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Animais - Experimentação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didatica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Título: dc.title | Modelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e bilologia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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