Modelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e bilologia

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Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorMonteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorFigueiró, João Paulo de Souza-
Autor(es): dc.creatorRothe, Sirlei Rosemeri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:36:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:36:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38101-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38101-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Emygdio L. de A. Monteiro-filho-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho propõe a elaboração e utilização de modelos de partes animais em gesso como recurso didático alternativo à exposição e manuseio de peças anatômicas animais em aulas de ciências e biologia, prática esta proibida por legislação específica e refutada por questões filosóficas, éticas, metodológicas e financeiras. Para tanto se sugere, investigar e avaliar a eficácia deste recurso didático junto aos alunos da educação básica, buscando identificar se os mesmos agregam conhecimentos científicos significativos com o emprego desta estratégia pedagógica. A proposta fundamenta-se na produção de peças anatômicas de animais em gesso e resina, especificamente bicos de aves para um trabalho investigativo das relações entre morfologia, adaptabilidade, anatomia e ecologia. Neste contexto, o tema foi introduzido junto a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio através de atividades didático-científicas diferenciadas. Como instrumentos de coleta de dados, antes da apresentação de uma oficina didática foram aplicados questionários juntos a alunos de um colégio estadual do município de Piraquara, Paraná, Brasil com o objetivo de identificar o conhecimento prévio dos estudantes acerca da temática. As atividades se constituíram de palestras, procurando promover as bases do conhecimento científico, a construção e manuseio de modelos didáticos por parte dos estudantes além de uma visita ao recinto das aves no Jardim Zoológico de Curitiba. Após a realização da oficina os alunos responderam a um segundo questionário e escreveram um relato de experiência que buscavam avaliar a aceitação e utilidade do material em sala de aula. Conclui-se que o material proposto pode ser utilizado como um substitutivo à experimentação animal desde que aliado à tradicional aula teórico-expositiva e a outros recursos didáticos como a realização de passeios educativos e exibição de filmes e imagens. Cabe ressaltar que os alunos interagiram de forma positiva com o material e aproveitaram o potencial pedagógico que este poderia oferecer.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectModelos animais-
Palavras-chave: dc.subjectAnimais - Experimentação-
Palavras-chave: dc.subjectDidatica-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titleModelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e bilologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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