História em quadrinhos no ensino de Evolução

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963--
Autor(es): dc.contributorTellez, Ingrid Rodriguez-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorWolf, Priscila Furmann-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:43:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:43:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38098-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38098-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Ingrid Rodriguez Tellez-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Tendo em vista que o ensino de Biologia encontra-se fragmentado, defasado quanto a questões didáticas, descontextualizado e com posicionamento neutro em relação a fatores sócio-históricos, tornam-se cada vez mais importantes pesquisas acerca de fatores que possam trazer melhorias para o ensino desta disciplina. Pesquisas sobre o ensino de Evolução apontam problemas principalmente para o confronto entre crenças individuais e teorias evolutivas, sendo que isso somado à má formação docente pode culminar em erros conceituais por parte dos alunos e também dos professores. A escola não considera que o aluno convive com outros tipos de linguagens além da escrita realizada no âmbito escolar. Sabendo que a aproximação do aluno com o universo simbólico se dá através de outros meios além da linguagem verbal (ORLANDI, 2012), a presente pesquisa buscou trazer uma linguagem diferente para o ensino de Evolução: os quadrinhos, que surgem como um recurso didático capaz de tornar as aulas mais atrativas, estimular uma maior participação dos alunos, bem como possibilitar um melhor aprendizado. A utilização dos quadrinhos no ambiente escolar é reconhecida e recomendada por órgãos oficiais, como pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Desse modo esse trabalho de conclusão pretende contribuir para elucidar as implicações da utilização de tal material didático para o ensino de Biologia, além de apontar as faces da inter-relação evolução e leitura de quadrinhos. Como objetivo geral, essa pesquisa analisou as interpretações de alunos do ensino médio acerca de histórias em quadrinhos envolvendo o tema Evolução. Para isso foram aplicadas aulas sobre darwinismo em uma turma de terceiro ano do ensino médio, envolvendo os assuntos de seleção natural, ancestralidade comum, o tempo em que age a evolução e a não direcionalidade desta, além de comparações com a teoria lamarckista e criacionista. Os alunos fizeram a leitura e interpretação de dois quadrinhos, relacionando-os à teoria evolutiva, como também a elaboração de uma história em quadrinhos, de modo a verificar quais conteúdos foram escolhidos para esta produção, e a coerência destes, sendo utilizada a Análise de Conteúdo segundo Bardin para essas análises. Os resultados apontaram dificuldades dos alunos em relacionar os quadrinhos com os temas e conteúdos abordados em aula, sendo que algumas concepções errôneas relacionadas à evolução humana, como a de que o homem originou-se do macaco, permaneceram para alguns alunos mesmo após as aulas. Também foi observada a não familiaridade dos estudantes quanto a elementos de linguagem que compõe os quadrinhos, como balões de diálogo, título e requadro, que estavam ausentes em algumas histórias, embora os conceitos abordados nestas produções estivessem corretos. Apesar de terem sido detectadas dificuldades, a aplicação de atividades utilizando quadrinhos foi considerada como positiva, pois possibilita ao aluno demonstrar seu ponto de vista acerca do conteúdo, além de auxiliar o professor fazer uma reflexão sobre suas aulas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução (Biologia) - Estudo e ensino-
Título: dc.titleHistória em quadrinhos no ensino de Evolução-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.