Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Sedor, Fernando Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Bobato, Rafaela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38089 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38089 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Fernando A. Sedor | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A diversidade da avifauna brasileira se destaca em comparação com a diversidade de países do Hemisfério Norte, porém no quesito educação a situação parece se inverter. De forma a unir educação em Ciências, evolução e riqueza da avifauna, a proposta deste trabalho foi proporcionar a alfabetização científica com temas referentes à evolução de aves de forma construtivista em uma oficina denominada: Dinossauros ainda vivem?: Observação de Aves e Evolução – um estudo de caso. A oficina foi aplicada em dois eventos, primeiramente no Instituto Volvo Ambiental durante a Semana de proteção à Fauna, e posteriormente no Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, ambos no Município de Curitiba no Estado do Paraná, contando com um total de 17 participantes. A oficina consistiu de dois momentos, um teórico-prático em sala de aula onde a história evolutiva das aves foi sendo desvendada pelos próprios alunos com base em observações dos materiais, como aves taxidermizadas e réplica do fóssil de uma das primeiras aves. E um segundo momento prático de observação de aves nos bosques com utilização de binóculos e guias de identificação de aves. As atividades foram avaliadas com base em respostas à questionários pré e pós aplicação da oficina. Inicialmente 14 participantes declaram achar que os dinossauros haviam todos sido extintos, e posteriormente todos consideraram as aves como sendo dinossauros. Na atividade para escrever o nome das aves comuns apresentadas em imagens, somente 5 acertaram todas, e a ave mais citada na parte disponível para citar 5 aves que conheciam, foi o papagaio, sendo a calopsita e o periquito as espécies exóticas com mais citações após o papagaio. No entanto a atividade mostrou-se válida frente ao interesse demonstrado pelos alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aves - Evolução | - |
Título: dc.title | Dinossauros ainda vivem? : observação de aves e evolução - um estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: