Dinossauros ainda vivem? : observação de aves e evolução - um estudo de caso

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Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorSedor, Fernando Antonio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorBobato, Rafaela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38089-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38089-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Fernando A. Sedor-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : A diversidade da avifauna brasileira se destaca em comparação com a diversidade de países do Hemisfério Norte, porém no quesito educação a situação parece se inverter. De forma a unir educação em Ciências, evolução e riqueza da avifauna, a proposta deste trabalho foi proporcionar a alfabetização científica com temas referentes à evolução de aves de forma construtivista em uma oficina denominada: Dinossauros ainda vivem?: Observação de Aves e Evolução – um estudo de caso. A oficina foi aplicada em dois eventos, primeiramente no Instituto Volvo Ambiental durante a Semana de proteção à Fauna, e posteriormente no Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, ambos no Município de Curitiba no Estado do Paraná, contando com um total de 17 participantes. A oficina consistiu de dois momentos, um teórico-prático em sala de aula onde a história evolutiva das aves foi sendo desvendada pelos próprios alunos com base em observações dos materiais, como aves taxidermizadas e réplica do fóssil de uma das primeiras aves. E um segundo momento prático de observação de aves nos bosques com utilização de binóculos e guias de identificação de aves. As atividades foram avaliadas com base em respostas à questionários pré e pós aplicação da oficina. Inicialmente 14 participantes declaram achar que os dinossauros haviam todos sido extintos, e posteriormente todos consideraram as aves como sendo dinossauros. Na atividade para escrever o nome das aves comuns apresentadas em imagens, somente 5 acertaram todas, e a ave mais citada na parte disponível para citar 5 aves que conheciam, foi o papagaio, sendo a calopsita e o periquito as espécies exóticas com mais citações após o papagaio. No entanto a atividade mostrou-se válida frente ao interesse demonstrado pelos alunos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectAves - Evolução-
Título: dc.titleDinossauros ainda vivem? : observação de aves e evolução - um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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