Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Márcia Helena, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Dayanne Regina Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38083 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38083 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Márcia Helena Mendonça | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A educação através da experimentação promove importantes contribuições no ensino e aprendizagem de ciências e biologia. Entretanto, dificuldades de logística e custos são inerentes ao processo. Atentando-se para esta realidade, o desenvolvimento de um recurso paradidático virtual, de baixo custo e facilidade de acesso, que venha auxiliar o docente no planejamento e implementação de aulas de ciências e biologia, pode ser um instrumento valioso de ensino-aprendizagem. O presente trabalho versa sobre a construção de dois diferentes materiais paradidáticos, ambos com ênfase no estudo dos animais vertebrados, e foi desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu na pesquisa, planejamento e construção dos materiais. Desenvolveu-se uma página virtual/blog, com auxílio do programa WIX, explorando imagens e informações sobre os animais em exposição no Zoológico Municipal de Curitiba. Como recurso adicional, com potencial de uso independente ou complementar, elaborou-se um folder educativo, desenvolvido com o emprego do CorelDrawTM, e apresentando as cinco classes de vertebrados e suas principais características. A segunda etapa envolveu a aplicação e avaliação dos materiais produzidos, por diferentes perfis de usuários. Num momento inicial, os materiais foram pré-testados pela aplicação em alunos de ensino médio de uma escola estadual. Em decorrência, os materiais foram aperfeiçoados, a partir das percepções, demandas e sugestões dos próprios estudantes. Posteriormente, procedeuse à avaliação propriamente dita, por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, vinculados ao Pibid, e professores de ensino fundamental de nove diferentes colégios públicos de Curitiba e região metropolitana. As avaliações foram realizadas através de aplicação de questionários semi-estruturados. As avaliações dos pibidianos, na qualidade de futuros professores, e dos professores, em pleno exercício da prática docente, foram, em geral, de aprovação quanto à pertinência e adequação do conteúdo ao nível educacional proposto, em ambos os materiais; à qualidade, apresentação e interatividade da página virtual; às características do folder e perspectivas de utilização do mesmo. De particular relevância foi o grande interesse manifestado pelos professores avaliadores na utilização dos materiais paradidáticos produzidos. Esse resultado aponta para a carência das escolas públicas de materiais didáticos adequados ao contexto sócio-histórico dos alunos e aos desafios atuais da educação, bem como para a necessidade crescente do desenvolvimento e democratização de tais recursos. Portanto, pretende-se, após rigorosa revisão, disponibilizar os materiais paradidáticos desenvolvidos para o uso das escolas pelo site do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão do Departamento de Biologia Celular da UFPR. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Construção e utilização de recursos paradidáticos no ensino de ciências e biologia : zoológico virtual | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: