Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Júlio César David, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Hugo Henrique, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38082 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Júlio César David Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A escola nem sempre leva em conta que seus alunos vivem em contato com diversas formas de linguagem, inclusive a audiovisual. Nos dias atuais a tecnologia está bastante avançada e o audiovisual se tornou amplamente acessível pela sociedade. De forma geral, para as crianças de hoje a tecnologia é algo quase natural e a escola não deve ignorar este fato. Desde 2007 as escolas do Paraná possuem as TV’s-pendrive que permitem aos professores utilizarem, dentre outros materiais, os vídeos em sala de aula. Este trabalho teve como proposta analisar qual relação a escola mantém com a linguagem audiovisual, qual o potencial de ensino aprendizagem de um filme de ficção científica em motivar os alunos para a ciência, a importância da mediação entre vídeo e aula por parte do professor, e reforçar a necessidade de a escola utilizar as várias linguagens existentes para garantir a aprendizagem de diferentes alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Título: dc.title | Audiovisual na escola : Jurassic Park e o ensino de ciências | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: