
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Sandra Dias da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Elisabeth Christmann, 1950- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Schmidt, Deborah Andrade Torquato | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:20:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:20:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38079 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38079 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Sandra Dias da Costa | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Elisabeth Christmann Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da UFPR, no período de 2012-2014, cujo objetivo foi conhecer e compreender como as questões ambientais e mais especificamente a Educação Ambiental é interpretada e trabalhada por professores e pedagogos nas escolas do ensino fundamental e médio de Curitiba. Visou ainda analisar se esses educadores se sentem preparados para trabalhar com este assunto. A pesquisa apresenta um aprofundamento da pesquisa teórica, objeto desta etapa do trabalho. A fundamentação teórica está apoiada em autores que discutem os fundamentos da teoria da complexidade e os desafios para superar a fragmentação do saber, dentre eles, Edgar Morin e Enrique Leff. De acordo com o resultado deste trabalho existe certo consenso entre os pesquisadores do assunto de que a relação da EA com o ensino formal traduz o estado das dificuldades de inserção das questões ambientais no âmbito educativo como um todo, e essa também tem sido uma das razões apontadas para a EA e a temática ambiental em geral não ter também chegado à universidade, pelo menos não no tempo e com a determinação desejada. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Título: dc.title | A educação ambiental no cotidiano da escola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: