A educação ambiental no cotidiano da escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Sandra Dias da-
Autor(es): dc.contributorRamos, Elisabeth Christmann, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSchmidt, Deborah Andrade Torquato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:20:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:20:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38079-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Sandra Dias da Costa-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Elisabeth Christmann Ramos-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da UFPR, no período de 2012-2014, cujo objetivo foi conhecer e compreender como as questões ambientais e mais especificamente a Educação Ambiental é interpretada e trabalhada por professores e pedagogos nas escolas do ensino fundamental e médio de Curitiba. Visou ainda analisar se esses educadores se sentem preparados para trabalhar com este assunto. A pesquisa apresenta um aprofundamento da pesquisa teórica, objeto desta etapa do trabalho. A fundamentação teórica está apoiada em autores que discutem os fundamentos da teoria da complexidade e os desafios para superar a fragmentação do saber, dentre eles, Edgar Morin e Enrique Leff. De acordo com o resultado deste trabalho existe certo consenso entre os pesquisadores do assunto de que a relação da EA com o ensino formal traduz o estado das dificuldades de inserção das questões ambientais no âmbito educativo como um todo, e essa também tem sido uma das razões apontadas para a EA e a temática ambiental em geral não ter também chegado à universidade, pelo menos não no tempo e com a determinação desejada.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleA educação ambiental no cotidiano da escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.