Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Guilherme Sereneski de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38078 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Tania Stoltz | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O monitor acadêmico é um aluno mais adiantado que é inserido em sala de aula para auxiliar na aprendizagem dos demais alunos, melhorando o desenvolvimento das aulas. Em aulas práticas, a presença do monitor é de grande valia, uma vez que monitores, alunos e professores são beneficiados. Para Piaget, cooperar é a única forma de se alcançar a autonomia intelectual e moral, sendo que a cooperação só se dá entre iguais. Com isso, buscamos através de Piaget, inferir sobre a contribuição dos monitores de aula prática a aprendizagem dos alunos. Por meio de um estudo quanti-qualitativo de quatro turmas de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná – Setor de Ciências Biológicas, buscou-se triangular as percepções de alunos, professores e monitores sobre a atividade de monitoria. Por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e monitores e questionários discursivos para os alunos foram coletados dados sobre o papel e a contribuição do monitor, a preferência dos alunos em solicitar a ajuda de professores ou monitores e sobre a formação dos monitores. Os resultados indicam que professores e monitores discordam de algumas funções dos monitores. Praticamente a totalidade dos alunos, em algum momento das disciplinas, solicita auxílio dos monitores e julgam de forma positiva a presença de monitores em sala. Além disso, 17% dos alunos relatam que preferem solicitar auxílio aos monitores do que aos professores. Por diversas vezes os monitores são vistos como colegas pelos alunos, o que promove a instalação de um respeito mútuo entre eles. Com isso, vem a reciprocidade, que ocasiona uma maior argumentação e demonstração nas trocas de informações, colaborando para a aprendizagem tanto dos alunos quanto dos monitores. Apesar do grande potencial educativo dos monitores, parece não haver grande preocupação com a formação ou orientação destes e ainda, algumas vezes, a atividade de monitoria se limita a ser desenvolvida dentro de sala de aula. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | A contribuição do monitor de aulas práticas : uma visão baseada em Piaget | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: