Apreciação musical em crianças com deficiência intelectual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLüders, Valéria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorRaby, Melody Lynn Falco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:18:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:18:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/38065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38065-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Valéria Lüders-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 25/02/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa teve por objetivo a investigação da aprendizagem da apreciação musical em crianças com deficiência intelectual. A definição de apreciação musical adotada é a de "processo de significação da música" (Barbosa, 2005, 2009; Waslawick, Camargo & Maheirie, 2007), abarcando discussões em torno dos objetivos da educação musical (Fonterrada, 2008; Penna, 2004; Benedetti & Kerr, 2010). As concepções de desenvolvimento e aprendizagem seguem o referencial teórico da Psicologia histórico-cultural, representada em especial por Vigotski (1998; 2007; 2009). Como objetivos específicos buscou-se a identificação dos tipos de respostas e termos empregados pelas crianças com deficiência intelectual em atividades de apreciação musical; o estudo da aprendizagem da percepção de elementos harmônicos em crianças com deficiência intelectual; e a relação da aprendizagem da apreciação musical com as habilidades de percepção, discriminação e formação de conceitos musicais, em crianças com deficiência intelectual. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação (Gil, 2008; Thiollent, 1986; Albino & Lima, 2009), que se caracteriza pelo envolvimento do pesquisador e dos pesquisados no processo de pesquisa, possibilitando que as crianças participassem de atividades musicais, mediadas pela pesquisadora e por outras crianças, de maneira a favorecer a identificação dos processos de aprendizagem atravessados pelas crianças ao longo de um trabalho de intervenção. O contexto da pesquisa foram duas escolas do sistema regular de ensino do município de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba/ PR, e foram organizados dois grupos de crianças, formados pelas crianças público-alvo da pesquisa e crianças com desenvolvimento típico. A coleta de dados junto às crianças foi organizada em encontros de avaliação individual (uma inicial, antes dos encontros de intervenção, e outra final, após os encontros), e de intervenção em grupo. Não se estabeleceu o objetivo de estudo comparativo. Os dados foram organizados para análise a partir da transcrição das avaliações individuais e das observações das intervenções, além dos registros em diário de campo, e o processo interpretativo teve como base a análise qualitativa. Os resultados evidenciam as possibilidades de trabalho sobre apreciação musical e percepção de elementos harmônicos com as crianças com deficiência intelectual, que demonstraram compreensão das tarefas e indícios de apropriação daqueles conhecimentos. Como contribuição para a Educação Musical para crianças com deficiência intelectual destaca-se a valorização do trabalho voltado para a construção de significados, que respeita as potencialidades de aprendizagem da criança com deficiência ao mesmo tempo em que oportuniza o acesso ao conhecimento musical socialmente construído. Palavras-chave: Educação musical, Apreciação musical, Deficiência intelectual, Psicologia histórico-cultural.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research investigated the education of children with intellectual disabilities through audience-listening of music. This work adopted the definition of "audience-listening" as the "process of signification in music" (Barbosa, 2005, 2009; Waslawick, Camargo & Maheirie, 2007), including some discussions over the objectives of musical education (Fonterrada, 2008; Penna, 2004; Benedetti & Kerr, 2010). The conceptions of development and learning followed the theoretical approach of cultural-historical Psychology, represented specially by Vigotski (1998; 2007; 2009). The specific goals of the research were: (i) to identify and classify the answers given by the children (and the words and terms used by them); (ii) to study the learning process of perception of the musical harmonic elements; (iii) to analyse the relationship between the audience-listening and the abilities of perception, discrimination and construction of musical concepts. The selected method was the "action research" (Gil, 2008; Thiollent, 1986; Albino & Lima, 2009) i.e., the researcher and the children were all involved in the research process at all times. The children participated in the musical activities, being subject of intervention and mediation between them, and from the researcher as well, so that the learning processes could be identified. The children were students of public schools in the city of São José dos Pinhais (located in the metropolitan area of Curitiba), and they were divided into two groups: children with intellectual disabilities and children considered to be in regular development. Data was collected both in group sessions as well as in individual evaluation sessions, performed before and after the interventions. There was no comparative study between the groups. The data analysis was organized from the transcription of the individual evaluation sessions, the observations of group sessions, and also from the field notes. The theoretical background for the data analysis was qualitative. The results suggested the possibility of educating children with intellectual disabilities using audience-listening and thus showing that they are able to perceive, comprehend and apprehend the tasks and the musical harmonic elements. In conclusion, the use of audience-listening as a form of education for children with intellectual disabilities may represent a concrete contribution to their development since it values the construction of significations and respects the children's potential for learning, at the same time granting them access to the socially constructed musical knowledge. Key words: Musical education, Audience listening, Intellectual disability, cultural-historical Psychology.-
Formato: dc.format186f. : il. algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleApreciação musical em crianças com deficiência intelectual-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.